sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Penamacor: Do ginásio para a animação turística



Os pais das crianças que frequentam a piscina coberta de Penamacor tinham pouco mais que duas opções enquanto os filhos participavam nas aulas. Ou passavam pela galeria para ver o que se passava, ou ficavam pela recepção à espera da hora da saída. Em ambos os casos ficavam basicamente sem nada para fazer.
"Houve um dos pais que me disse então porque é que vocês não põem lá uma bicicleta ou uma passadeira", conta Filipe Batista, o responsável pelo espaço municipal, longe ainda de imaginar que se tornaria em empreendedor ao abrir um ginásio.
Assim que agarrou a ideia, tentou procurar um espaço alternativo, até para não haver más interpretações por ser funcionário da autarquia. Como não teve sucesso propôs então aproveitar parte do espaço da galeria para montar o ginásio, pelo qual paga uma renda à câmara municipal, como faz questão de frisar.
Hoje tem cerca de uma centena de pessoas que praticam exercício. Entre elas estão não só os pais que levam os filhos à piscina, mas também muitos espanhóis, que já utilizavam a piscina e acabaram por ficar mais um pouco. O ginásio Recantos de Lazer emprega hoje dois técnicos, que a actividade do ginásio por si só não tem capacidade para suportar. É por isso que há outros projectos em carteira, como um programa de actividade física para a terceira idade, cuja aceitação aguarda resposta. Foi também apresentada uma proposta às juntas de freguesia, para levar a actividade física às aldeias.
O ginásio acabou por ser o embrião de uma empresa mais abrangente, virada não só para o desporto mas sobretudo para a animação turística, vertente que não estava a ser explorada no concelho. Filipe Baptista aproveitou a legislação que foi saindo para assumir esse papel.
"Antigamente qualquer associação desportiva podia fazer um BTT ou um passeio pedestre (...) e o novo regulamento vem dizer que só as empresas de animação turística podem fazer estas actividades para o público em geral", refere o empresário de 29 anos.
A Recantos de Lazer, entretanto constituída como sociedade, pretende organizar actividades de fim-de-semana e viu aprovada uma candidatura ao Proder, Programa de Desenvolvimento Rural, para a compra de equipamentos como caiaques ou kartcross. Está ainda a colaborar com o Moinho do Maneio, um projecto de turismo a poucos quilómetros de Penamacor.
Filipe Batista está ainda de olhos postos na barragem da Meimoa, onde ainda no último Verão organizou actividades. O desenvolvimento turístico do espaço, de que se vai falando amiúde, "é um projecto que nos interessa e neste momento não existe nenhuma empresa com uma experiência como a nossa".

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: