quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Assembleia aprova adesão: Penamacor quer entrar na rota dos judeus

O concelho de Penamacor vai integrar o núcleo fundador da Rede Nacional de Judiarias, uma organização que pretende incentivar a recuperação do património ligado à presença dos judeus. O projecto envolve várias autarquias e entidades regionais do turismo, como a que diz respeito à Serra da Estrela.
Domingos Torrão, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, diz que o concelho reúne "um conjunto significativo de vestígios de património arquitectónico". Além disso há ainda um acervo documental que está a ser trabalhado pelo arquivo municipal e uma figura de renome como é António Nunes Ribeiro Sanches (1699-1783), o médico penamacorense de origem judaica que serviu na corte de czarina Catarina II da Rússia.
"Achamos que devemos fazer parte desta rede pelo património que temos (...) e aproveitar a figura de Ribeiro Sanches", sublinhou o autarca na apresentação da proposta na assembleia municipal.
Domingos Torrão disse ainda que a câmara municipal está a trabalhar na criação da Casa Ribeiro Sanches, um projecto que espera erguer no Largo de São João.
A proposta de adesão foi aprovada por unanimidade.


Mais informação na edição em papel do Reconquista

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: