sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Penamacor: Cabras no combate às chamas



Já a partir de 2011, a nova “arma” de combate aos fogos florestais na zona raia pode estar no gado.

150 mil cabeças de gado caprino vão ser distribuídos pelos campos da raia, num investimento de 48 milhões de euros associado ao “self-prevention” que vai ainda contemplar a criação de uma empresa com capitais público e privados.

Será esta nova empresa a responsável pela distribuição do gado, assim como, da criação de equipamento. O objectivo é que as cabras, quando estiverem no terreno, possam consumir mato e vegetação que já não irão arder nos fogos florestais. Serão estas cabeças de gado os responsáveis por limpar o próprio mato existente no território.

Há já quem diga que este projecto é uma “revolução” acreditando que não irá falhar uma vez que os animais assumem o papel de “limpadores naturais” dos campos agrícolas abandonados. Com a limpeza da vegetação que serve como alimento ao gado caprino reduz o risco de potenciais incêndios.

O projecto vai agora ser testado como pioneiro nas zonas raianas transfronteiriças, uma vez que irá desenvolver-se em simultâneo no território português e espanhol.

Em Portugal os primeiros animais vão começar a ser distribuídos no distrito da Guarda enquanto que do lado espanhol, será em território de Salamanca.

As cabras ao ajudarem a combater os incêndios, numa grande aposta de preventiva ajudam ainda ao desenvolvimento económico e rural uma vez que este projecto garante a sustentabilidade social, económica e ambiental das regiões abrangidas.

Está prevista a criação de 558 postos de trabalho. Segundo José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial está prevista a construção de 12 queijarias, uma central de comercialização, 15 lojas e dois matadouros para abate dos animais, um em Portugal e outro em Espanha.

Serão estes investimentos que vão permitir receitas anuais estimadas em 30 milhões de euros.

Autor: Jaime Pires in Diário Digital Castelo Branco

Sem comentários: