terça-feira, 23 de novembro de 2010

MAIS DE MEIO MILHÃO PORTUGUESES CERTIFICADOS

Um milhão e 300 mil portugueses estão inscritos em processos de qualificação e 500 mil já alcançaram a certificação. Números divulgados pelo secretário de estado do emprego e formação profissional, em Penamacor.

Valter Lemos, que presidiu à cerimónia de entrega de 150 certificados de formação de adultos, que decorreu no auditório do ex-quartel de Penamacor, no âmbito do centro novas oportunidades do associação empresarial da região de Castelo Branco, disse que o programa de qualificação lançado pelo Governo em 2005, que também diminuiu a taxa de abandono escolar dos muitos jovens, é" uma grande vitória do país ver que grande parte dos portugueses aderiu de forma extraordinária à sua qualificação ou requalificação neste processo que mobilizou as pessoas. Um movimento que vai continuar".

De acordo com o secretário de estado do emprego e formação profissional, Portugal é hoje um país que já está a ser estudado internacionalmente com este programa "recentemente o director geral da UNESCO para a educação de adultos esteve no nosso país e disse que Portugal é nesta área um exemplo para o mundo".

Os certificados entregues em Penamacor respeitam a reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolar e formação modular. Clementina Figueira que concluiu o 9º ano, afirma que esta foi uma oportunidade única na sua vida que agarrou com as ambas as mãos "Foi uma experiência gratificante. Em toda a minha vida nunca tinha tido uma oportunidade como esta. Sinto-me realizada por ter alcançado este objectivo. O próximo desafio é o 12º ano", garante Clementina.

Idalina Sardinha, que concluiu com sucesso o secundário, admite ter inicialmente travado uma batalha para frequentar as novas oportunidades, mas agora sei que a decisão foi a mais correcta "fiquei mais rica em conhecimentos gerais e específicos e ganhei um olhar mais reflexivo sobre todas as áreas da sociedade, mas mais significante foi poder reviver episódios e vivências. Foi o delinear de um livro que nunca pensei escrever", disse Idalina Sardinha.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: