terça-feira, 2 de novembro de 2010

MEL NÃO CHEGA PARA AS ENCOMENDAS

A funcionar há cerca de um ano a central meleira da “Meimoacoop” já produziu cerca de 16 toneladas e escoou a totalidade de produção. Os dados avançados pelo presidente da direcção durante a 9ª feira nacional do Mel que decorreu no último fim de semana no pavilhão municipal de Penamacor.

Para Domingos Bento "estes números comprovam que o sector tem potencialidades de crescimento na toda a Beira Interior e nós esperamos, a curto prazo atingir uma produção de 50 toneladas de mel"

O presidente da direcção da "Meimoacoop" acredita "a organização deste certame pode contribuir para dinamizar um sector que, até agora, continua a funcionar de uma forma artesanal e nós precisamos de lhe dar uma nova vida pois ele ode representar uma mais valia para o nosso concelho".

Domingos Bento acrescenta que, para além do aumento da produção, "a grande aposta deve centrar-se na comercialização" e considera que, nessa área, "a criação da marca “Terras do Lince” foi uma mais valia".

Para Domingos Torrão, presidente da câmara municipal de Penamacor, este certame é "muito importante para o nosso concelho; por um lado permite-nos mostrar aos visitantes todas as nossas potencialidades e, por outro lado, contribuir para fortalecer este sector que pode ter para nós uma importância vital".


Também presente na abertura do certame esteve o secretário de estado do desenvolvimento rural e das florestas. Rui Barreiro sublinha que "para além do mel o sector tem ainda muitas potencialidades que devem ser aproveitadas; este é um sector onde nós podemos trabalhar bem e com maior qualidade do que é feito noutros países, e por isso devemos apostar em outros produtos, nomeadamente nas áreas do bem estar e da cosmética e que podem trazer mais valias para o nosso país".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: