quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ribeiro Sanches mostra-se à comunidade

Energias com feira no terreiro

A promoção dos cursos profissionais de energias renováveis é um dos objectivos do certame que acontece esta sexta e sábado em Penamacor.

Ao terceiro ano a Feira das Energias Renováveis, organizada pelo Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor, muda-se do recinto da escola para um dos espaços nobres da vila. O Terreiro de Santo António acolhe a partir desta sexta-feira, dia 18, o certame com qual a escola divulga o trabalho desenvolvido pelos cursos profissionais de técnico de energias renováveis, mas que também serve de montra a muitas empresas da área, que se encontram os 25 expositores.

“Muitas daquelas empresas já tem parcerias connosco para estágios e pretendemos criar outras”, afirma Helena Pinto, a directora do agrupamento de escolas penamacorense.

A mudança de local é justificada com a necessidade de a escola ir ter com a comunidade. “Sabemos que é muito mais difícil trazer as pessoas à escola e por isso vamos nós ter com elas”, sublinha a responsável da Ribeiro Sanches.

No terreiro vai estar o trabalho dos alunos do curso criado há quatro anos e que conta actualmente com cerca de 40 jovens. Estes estão divididos por três anos de formação, que no final dá equivalência ao 12.º ano, abrindo portas ao mercado de trabalho mas também à possibilidade de continuação de estudos no ensino superior.

Um dos destaques do programa da feira é a realização de duas conferências sobre o tema das energias renováveis. A primeira está marcada para as 16 horas de sexta-feira, tendo como convidado o deputado Jorge Seguro, coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão Eventual de Energia da Assembleia da República. No sábado o convidado é Alexandre Miranda, da Universidade da Beira Interior, que fala a partir das 15 horas.

A inauguração da feira acontece pelas 14 horas desta sexta-feira, com uma actuação preparada pelos alunos da escola. Durante a tarde acontece uma visita às instalações da Ribeiro Sanches, para dar a conhecer os meios com os quais a escola já produz energia através do sol e do vento. É também apresentada a peça de teatro “O Zé das Moscas” e a associação de estudantes organiza jogos tradicionais e um desfile de moda. Haverá ainda uma tasquinha regional com prova de produtos locais e a partir das 21h30 um concerto com o grupo “Ventos da Líria”.

No sábado a feira abre pelas 10 horas e um dos destaques do dia é o espectáculo musical com os alunos das escolas do 1.º ciclo, que acontece a partir das 19h30.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Programa da feira AQUI.

Sem comentários: