quinta-feira, 17 de junho de 2010

DREC REÚNE COM AUTARCAS DO DISTRITO


Os autarcas do distrito reúnem esta quinta-feira, no governo civil de Castelo Branco, com responsáveis da Direcção Regional de Educação do Centro. Em cima da mesa vai estar o encerramento de escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos.

O tema levou também os dirigentes nacionais do PS a convocar, para esta quinta-feira, uma reunião em Lisboa com os autarcas do Partido Socialista. Independentemente dos resultados dos dois encontros, Domingos Torrão, presidente da câmara de Penamacor, está determinado a não cumprir as directivas do Ministério da Educação que apontam para o encerramento, já no próximo ano lectivo, de todas as escolas do concelho à excepção de Penamacor e Aldeia do Bispo "vamos aguardar pelas reuniões mas a nossa determinação é essa, neste momento a câmara não tem condições nem logística para assegurar transportes e tudo o resto, assim como o agrupamento não tem instalações para acolher mais alunos".
O autarca socialista acusa o governo de dar "o dito pelo não dito" quando não cumpriu o acordo assinado com a DREC para que o encerramento das escolas só acontecesse depois de estar a funcionar o centro educativo da vila, ou seja, no ano lectivo 2011/2012.
Indignado, o também autarca socialista, Amândio Melo, diz em relação a esta questão, que "a administração central pensa que nos municípios só há mentecaptos, nós sabemos melhor quais são os problemas do que o senhor director ou o senhor ministro, isto é de um país terceiro mundista" acrescentou o presidente da câmara de Belmonte na reunião pública do executivo.
No caso de Belmonte o governo propõe o encerramento, já no próximo ano lectivo, de três escolas: Maçainhas, Carvalhal Formoso e Colmeal da Torre.
Manuel Frexes, presidente da câmara municipa do Fundão, reiterou na reunião pública do executivo que a autarquia não está em condições de cumprir a proposta do ministério de encerrar já no próximo ano lectivo sete escolas do concelho. O autarca social democrata espera que a reunião desta quinta-feira "não seja cancelada de novo", é que é a quarta vez que este encontro está marcado e é adiado.
Se tudo correr como previsto, a reunião entre os autarcas do distrito e os responsáveis da DREC, está marcada para esta quinta-feira às 15h no governo civil de Castelo Branco.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: