quinta-feira, 17 de junho de 2010

Encontro de música

Ranchos e arraial animam vila

O Encontro de Música Tradicional de Penamacor passou este ano pelo Terreiro de Santo António, juntando os ranchos folclóricos de São João (Casal Comba), “As Moleirinhas de Marinhas” (Esposende), Capeleira (Óbidos) e ainda o Grupo “As Pedrinhas de Arronches”, do Alentejo. A iniciativa organizada há quatro anos pelo Rancho Folclórico de Penamacor, que também actuou, quis assim mostrar o que se faz pelo país.

“Tivemos o cuidado de escolher grupos de regiões completamente diferentes”, sublinha Ilídia Cruchinho, a responsável pelo grupo anfitrião.

Este ano o encontro coincidiu com o dia de Santo António e por isso a organização associou este à festa do santo popular, ressuscitando o arraial onde não faltou a queima da boneca. A ligação a esta festa poderá manter-se em próximas edições, mas sem colidir com a festa organizada pelo grupo dos Antónios do concelho.

O Rancho Folclórico de Penamacor tem actualmente 42 elementos, entre os quais muita gente jovem, realça Ilídia Cruchinho. O calendário de actuações para este Verão está todo preenchido “e em Agosto não temos mais porque não podemos aceitar”, diz a responsável. Viana do Castelo e Santarém são alguns dos destinos das próximas semanas.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: