quarta-feira, 16 de junho de 2010

Comissões de utentes prometem luta



Governo admite introduzir portagens na A23

O Governo admite vir a cobrar portagens ainda este ano na auto-estrada da Beira Interior (A23), que liga Torres Novas à Guarda, passando por Castelo Branco.


A hipótese é admitida pelo secretário de Estado das Obras Públicas, que em conferência de imprensa anunciou que a introdução de portagens nesta auto-estrada depende dos resultados de um estudo da evolução económica das regiões.
Além da A23 poderão vir a ser introduzidas portagens nas auto-estradas que ligam Chaves a Viseu, Aveiro a Vilar Formoso e a Via do Infante, entre Lagos e Vila Real de Santo António.
Face a este cenário as Comissões de Utentes Contra as Portagens na A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Vilar Formoso/Aveiro) disseram à Lusa que admitem avançar com protestos, caso a medida do Governo contemple as duas vias.
Honorato Robalo, um dos responsáveis das comissões, lembrou que durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas, o PS “assumiu o compromisso” de não introduzir portagens na A23 e A25 justificando tratar-se de “uma medida de discriminação política para com o interior do país”.
“Esperemos que esse princípio se mantenha”, assinalou, dando conta que os distritos abrangidos por estas duas auto-estradas (Guarda, Castelo Branco e Viseu) possuem “um frágil tecido produtivo” que também seria afectado pela aplicação de portagens.
E argumenta que as vias alternativas às auto-estradas, nomeadamente as estradas nacionais 16 e 18 “jamais poderão ser uma alternativa aos troços da A23 e A25”.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: