quarta-feira, 9 de junho de 2010

Figuras e factos que fizeram a história da época 2009/10

O futebol do distrito visto de A a Z

É um exercício de análise que traz à tona protagonistas, factos e decepções. Nem os cromos anunciados pela AFCB escapam!

Águias do Moradal - Finalmente e após vários anos de apostas firmes, a equipa do Estreito chegou ao título distrital. Mérito para a persistência do presidente Aníbal Antunes, a experiência do treinador António Belo e a qualidade do plantel.

Belmonte - No norte do Distrito surgiu mais um excelente complexo desportivo. Com a construção do Estádio em “Terras de Cabral”, 10 dos 11 concelhos do Distrito ficaram a possuir 1 ou mais recintos municipais. O concelho de Proença é a excepção.

Cromos - A apresentação foi feita com pompa e circunstância e segundo os seus mentores seria mais uma fonte de receita para os clubes. Acabaram os campeonatos e as cadernetas nem vê-las. É caso para dizer “algum cromo ficou mal nesta fotografia”.

Desportivo – Num clube habituado a ganhar, a descida dos iniciados ao distrital e não conquistando nenhum título nas provas da AFCB, marcou uma época menos boa do emblema do xadrez. Na próxima temporada não veremos, como era normal, as camisolas do clube albicastrense nos nacionais.

Estação – O expoente máximo da formação no Distrito, mas longe dos tempos áureos em que coleccionava títulos atrás de títulos, foi mesmo assim o clube que mais jogadores inscreveu na AFCB. Em todos os escalões de formação foram 191 os atletas que representaram a equipa covilhanense.

Finanças – Numa época de crise em que o Estado tenta ir buscar receitas a tudo o que é sítio, a contabilidade dos clubes distritais começa a ser investigada e os seus dirigentes a serem responsabilizados. Longe vão os tempos em que se recebia, gastava e não se justificava nada.

Golos – Aconteceram muitos, para todos os gostos e feitios, com os pés ou com a cabeça, decisivos, espectaculares, consentidos, duvidosos, mas permitam-me puxar a brasa à minha sardinha e destacar um: o do meu guarda-redes júnior (Eira) de baliza a baliza, perante um adversário directo e que foi decisivo para o resultado final (1-0).

Hecatombe – Terminou com saldo negativo a participação dos clubes do Distrito nos campeonatos nacionais, principalmente nas camadas jovens. Desceram aos distritais, Desportivo e Estação (iniciados), Sp. Covilhã (juvenis e juniores) e ADEP e CDA (seniores). Destaque pela negativa para os “leões da serra” que perderam 2 equipas.

Idanhense - Aquilo que era um projecto inovador e uma lufada de ar fresco no futebol de formação, acabou sem honra nem glória. Ambição a mais e má gestão estarão por detrás deste falhanço.

Jornais e Rádios locais – Nos tempos que correm são já um parceiro imprescindível na divulgação do futebol distrital. Todos os agentes desportivos os lêem ou ouvem, longe vão os tempos em que ninguém se conhecia. Apesar de algumas vezes mostrarem um certo caseirismo, os clubes reconhecem a sua importância.

Km’s – Foram muitos os que a equipa do Sertanense percorreu esta época. Além das deslocações no continente, a equipa do Pinhal viajou por 3 vezes ao arquipélago dos Açores.

Ling – Foi um dos patrocinadores do Distrital de Seniores da AFCB. Num campeonato com poucas equipas e por conseguinte com pouca visibilidade, os dividendos a tirar por ambas as entidades seriam poucas logo à partida.

Marcador - Apesar de não fazer parte da equipa mais realizadora do distrital, o brasileiro Alan Santolini, do Vitória de Sernache, sagrou-se o rei dos marcadores. Foi uma descoberta da equipa de Cernache e tornou-se uma mais-valia da Liga Ling e um jogador talhado para outros voos.

Nacionalidades – Apesar de ser uma Associação com poucos jogadores inscritos, ainda encontramos atletas oriundos de 15 países. Distribuídos desde a Liga de Honra até às camadas jovens existem atletas de Portugal, Angola, Brasil, Ucrânia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Marrocos, Roménia, Colômbia, Senegal, Gana, Mali, França e Alemanha.

Organização – Com algumas críticas, normais em final de temporada, terminou mais uma época desportiva da responsabilidade da AFCB. Na próxima temporada pairam nuvens negras sobre a organização dos campeonatos devido à retirada do Estatuto de Utilidade Pública à FPF.

Pedrógão – A equipa raiana, vencedora da 1ª fase do distrital de seniores partia para as etapas decisivas como uma das candidatas ao título distrital. Contudo uma 2ª fase irreconhecível acabou mesmo por tirar a equipa dos lugares do pódio.

Quantidade de clubes – O número de clubes a disputar o distrital de seniores é o mais reduzido a nível nacional e o panorama não é animador para os tempos mais próximos. Quando vemos os nossos vizinhos da Guarda com 30 clubes e Portalegre com 21, interrogamo-nos: Porque será?

Ródão – Foi o palco da final da Taça de Honra entre as equipas do Teixosense e do Águias do Moradal, que esta última acabou por vencer, fazendo a dobradinha. Tendo por pano de fundo as Portas de Ródão, uma das maravilhas naturais de Portugal, o Estádio Municipal ganhou vida e foi mais um empurrão para que o futebol regresse a esta localidade.

Sertanense – Participando em todos os escalões, vencendo o distrital de juniores e mantendo a equipa sénior na 2ª divisão B, a equipa do Pinhal foi uma das referências do futebol distrital. Ficam a faltar melhores condições para as equipas de formação de futebol de 11.

Títulos – Nos seis campeonatos organizados pela AFCB, existiram seis vencedores diferentes. Do Norte ao Centro, da Cova da Beira ao Pinhal houve uma distribuição democrática dos títulos.

Unhais – Neste seu regresso às origens, após alguns anos com a casa às costas, não correu da forma que as gentes serranas aspiravam. Com menos apoios em relação a temporadas anteriores e um plantel formado à pressa, a formação das Termas nunca conseguiu largar a lanterna

vermelha.

Valongo – Após uma parte final emocionante, com o rival da cidade, que meteu polémica e tudo, o popular clube albicastrense chegou ao título de juvenis. Pela 1ª vez no seu historial o emblema de Castelo Branco estará presente num campeonato nacional. O experiente Rui Melo e a sua equipa estão de parabéns no que poderá ser uma reviravolta no futebol de formação na capital de distrito.

WWW. – Quase todos os clubes já têm a sua página na rede. Umas mais elaboradas que outras, são um local de divulgação das actividades e outras informações sobre os mesmos.

Xistra – O nosso árbitro conseguiu manter as insígnias de internacional e fazer parte do lote inicial de árbitros que integra o projecto de profissionalização da classe.

Youtube – Neste fenómeno global encontramos algumas imagens do futebol que por cá se vai jogando. É fácil, é barato e é visto por milhões.

Zerozero – É um local obrigatório de consulta, mantido por muitos voluntários, com dados, estatísticas e outras informações com qualidade superior ao próprio Portal do Futebol.

Américo Mourato

(Proença-a-Nova)

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: