quinta-feira, 24 de junho de 2010

Penamacor e Sabugal


Câmaras com porta aberta na Malcata


O Ministério do Ambiente não exclui a possibilidade de as câmaras municipais de Penamacor e do Sabugal poderem participar na gestão da Reserva Natural da Serra da Malcata. A garantia foi deixada ao Reconquista pelo secretário de Estado do Ambiente.

Humberto Rosa diz que o ministério está disponível para uma colaboração activa com os dois concelhos que partilham o território da Malcata, afirmando ainda que as áreas protegidas “poderão ser co-geridas por acordo com as câmaras que desejem”, mediante a celebração de protocolos de colaboração.

No entanto o secretário de Estado lembra que durante anos as áreas protegidas tiveram uma comissão directiva com representantes das autarquias “e isso nunca fez com que as câmaras sentissem que a área protegida estava muito bem gerida e que estavam muito bem representadas”. Humberto Rosa pede por isso paciência às autarquias e diz que não vai voltar ao modelo do passado.

A gestão da Malcata por parte de Penamacor e do Sabugal é uma ambição manifestada por várias vezes pelas autarquias. O presidente da Câmara Municipal de Penamacor voltou a manifestou isso mesmo em Março deste ano, numa reunião da assembleia municipal.

Em relação ao regresso do lince a esta reserva, Humberto Rosa diz que ainda não estão definidos os locais que vão receber os primeiros animais provenientes do centro de reprodução, inaugurado há um ano na localidade em Silves, no Algarve.

“Evidentemente que olhamos para a Malcata com muita atenção, até pelo carácter simbólico que teria o regresso à natureza (…) estou convencido que a Malcata vai ser terra de lince não apenas no nome mas também na prática”, afirmou o governante ao Reconquista.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: