segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ZONA INDUSTRIAL DESERTA E PENHORADA

RCB
Mais de metade da zona industrial de Penamacor está deserta. Apesar disso o município não tem lotes para entregar a pelo menos três dos investidores do concelho que estão interessados em se instalarem no local.

Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

"Neste momento a câmara municipal não tem nenhum lote disponível na zona industrial mais de metade da zona industrial não está ocupada e está onerada, entre 15 a 20 lotes que não cumprem o regulamento da zona industrial e que possivelmente não os vamos conseguir reverter para o município". Segundo António Beites, a questão não foi salvaguardada na venda dos terrenos, assim, as hipotecas ou penhoras sobrepuseram-se ao direito de reversão.
A ampliação da zona industrial é um projecto prioritário no próximo quadro comunitário de apoio "o alargamento será para duplicar a zona industrial em terrenos adquiridos pelo anterior executivo, o projecto está feito, mas é uma obra para 1,5 milhão de euros e só enquadrada no próximo quadro comunitário".  Até lá o município vai tentar minimizar o problema com a criação de sete novos lotes nos terrenos que estavam destinados à construção da ETAR "como foi feita uma central de bombagem, ficou uma área disponível, o que estamos a fazer é o projecto para a criação de mais 7 lotes nesses terrenos, dentro do perímetro da actual zona industrial".
Para Vítor Gabriel, líder da bancada da oposição, antes de avançar para o alargamento da zona industrial, a autarquia "deve esgotar todas as possibilidades antes de se apostar num investimento desses uma vez que a autarquia está numa situação financeira crítica". 
Dos 30 lotes que existem na actual zona industrial de Penamacor, mais de metade estão desocupados mas hipotecados ou penhorados.

Sem comentários: