quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sabugal e Penamacor com projeto para parque europeu de turismo sustentável

As Câmaras do Sabugal e Penamacor pretendem criar o primeiro parque europeu de turismo sustentável transfronteiriço do património - o Linx Park, disseram hoje os respetivos autarcas.

O projeto deverá ser candidatado aos fundos do próximo quadro comunitário e já se encontra em fase de adjudicação de estudo.
Esse trabalho prévio pretende delinear qual a melhor forma para avançar com o Lince Parque, o que, à partida, deverá ser feito em conjunto com as localidades vizinhas de Espanha.
"O Linx Park é o lançamento de um projeto para implantar um parque patrimonial neste território, ou seja, consideramos que esta zona do interior que está junto à fronteira espanhola e portuguesa tem um conjunto de património natural, edificado, etnográfico e cultural que é necessário salvaguardar, preservar e equacionar em termos de futuro", referiu o presidente da Câmara do Sabugal.
António Robalo falava à margem de uma visita que o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza realizou à Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), a propósito do projeto de reintrodução do lince ibérico naquela zona.
Durante o encontro, Miguel de Castro Neto ficou também a conhecer o novo projeto intermunicipal.
"No fundo, o Linx Park será um chapéu, uma marca que pretende incluir todas estas bandeiras e estas riquezas patrimoniais que o nosso território tem. Queremos construir uma estratégia para o futuro que nos habilite a identificar todos esses elementos, que nos habilite a preservá-los, a promovê-los e a melhorá-los", detalhou o presidente da Câmara do Sabugal.
No âmbito da visita governamental, os autarcas aproveitaram também para reiterar uma reivindicação antiga que se prende com a gestão conjunta da RNSM.
O objetivo é que tal permita um maior aproveitamento do espaço, designadamente em termos desportivos e turísticos, salvaguardando a preservação da natureza.
"Apresentámos o plano de ordenamento de território em termos da área cinegética para a RNSM, que pressupõe uma colaboração de gestão com o Instituto da Conservação da Natureza Florestal, que já nos deu alguma luz verde para que possamos avançar para uma gestão municipal", esclareceu o presidente da Câmara de Penamacor.
António Luís Beites mostrou-se convicto de que "nos próximos tempos poderá haver uma colaboração muito mais aberta, ativa e proativa em prol deste território", sublinhou.
O secretário de Estado confirmou "a colaboração futura", mas remeteu para o Conselho Estratégico da RNSM a promoção das "alterações necessárias" para que os parques naturais deixem de ser vistos como elementos que carregam um conjunto de restrições".
"É no âmbito do conselho estratégico que é feita a identificação, caso a caso, dos problemas e dos desafios. [Será nesse âmbito] que serão construídos os caminhos para responder às questões colocadas, mas há toda a abertura para sejam colocadas todas as possibilidades", afirmou.
Miguel de Castro Neto ressalvou que, "obviamente, há decisões que podem ser favoráveis ou desfavoráveis".

In RTP

Sem comentários: