quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Coelhos para repovoar Malcata com linces

Projecto em Penamacor


A IBERLIX - Associação para a Conservação do Lince Ibérico, vai criar na Serra da Malcata dois parques para o repovoamento de coelho bravo, com vista à reintrodução do lince naquela zona, revelou esta semana o presidente da Câmara de Penamacor, António Beites.
O autarca explica que a Câmara, que integra aquela associação, ficará responsável pela gestão dos parques, cuja criação deverá ser concretizada no segundo trimestre deste ano. "Somos parceiros em todo este processo e nesse sentido vamos assegurar a gestão do parque. Vamos ter um operador que fará toda a monitorização dos espaços, que aliás terão vigilância 24 horas por dia", refere. António Beites diz que essa vigilância será assegurada não só pelo operador, como por um sistema de videovigilância que permitirá, entre outros aspectos, controlar e aferir eventuais tentativas de captura dos predadores. "Estes parques só fazem sentido se assegurarmos a sua sustentabilidade e a reprodução dos animais, daí que tenhamos de saber como tudo se passa para que a manutenção possa ser adequada às necessidades", aponta.
O projecto engloba ainda uma vertente de sementeira de culturas próprias para a alimentação do coelho bravo, uma vez que "a vegetação que actualmente existe na Reserva Natural da Serra da Malcata não permite que o coelho sobreviva e, consequentemente, que se reproduza e prolifere em grande número", aponta. António Luís Beites esclarece que o grande objectivo do projecto é "criar todas as condições" para que, até final de 2016, o lince ibérico possa ser reintroduzido na Serra da Malcata com sucesso, já que este animal tem como alimentação base o coelho bravo.
Lusa

In "Notícias da Covilhã"

Sem comentários: