segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ARANHAS: POPULARES NÃO QUEREM EUCALIPTOS

RCB

O tema não é novo, já foi objecto de um abaixo assinado no anterior mandato, mas esta quarta- feira um grupo de habitantes de Aranhas deslocou-se à reunião pública da câmara de Penamacor para colocar de novo o problema: estão contra a plantação de eucaliptos, paredes meias com os seus terrenos de cultivo. 

Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira

Maria Raposo, Maria de Lurdes Neves e Maria de Lurdes Ramos, na foto, apresentaram as suas preocupações "tenho lá uma vinha que se vai secar toda, tenho lá oliveiras que se estão a secar todas, façam com que eles arranquem os eucaliptos", "há um jovem agricultor que investiu bastante na minha terra, Aranhas, e depois de ter investido depara-se com um grande eucaliptal em toda a volta, o que é que ele pode fazer?", "se não há nada a fazer então plantem eucaliptos na zona toda e depois em Penamacor não precisamos de ter cá nada, nem câmara, nem GNR, nem nada, só eucaliptos, um deserto verde".
Os testemunhos foram ouvidos pelo executivo e a resposta chegou pela voz do presidente. António Beites diz que não é competência da câmara mandar abater eucaliptos mas manifestou disponibilidade para apoiar no problema desde que ele seja devidamente formalizado. É que até à data não existe qualquer queixa ou processo na câmara municipal "mostramos total disponibilidade para analisar a situação e tomar as diligências que forem possíveis, não conheço o assunto ao pormenor, não conheço qual a área que foi afectada e por isso pedi para nos fazerem chegar um levantamento da situação para que nós, com o nosso gabinete florestal e a GNR, possamos tomar uma atitude". 
O vereador da oposição Pedro Folgado sugeriu a colocação do problema ao secretário de estado do ordenamento do território e conservação da natureza que se desloca a Penamacor na próxima segunda-feira.
Da reunião, os munícipes seguiram para o gabinete florestal da autarquia.

Sem comentários: