terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SAÚDE: NÃO ENCERRAM SERVIÇOS NA BEIRA INTERIOR

RCB
O pólo de saúde da Beira Interior não implica o encerramento de nenhum dos serviços que existem actualmente nas três unidades de saúde: Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, ULS da Guarda e Centro hospitalar da Cova da Beira. O pólo "está em marcha" e, segundo Miguel Castelo Branco, com resultados no terreno ainda durante o primeiro semestre. 

Hoje, às 11:35 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

"Eu penso que o próprio ministério da saúde tem intenção de terminar em breve a questão da reorganização da carteira de serviços hospitalares, é óbvio que aquilo que estamos a fazer tem que encaixar nessa estrutura, o que significa que nos próximos meses nós queremos ter muitas coisas no terreno já, esse é o compromisso das administrações das três instituições", adianta Miguel Castelo Branco. Uma reorganização que segundo o presidente do conselho de administração do CHCB não implica o encerramento de serviços "a carta dos serviços que estão nos vários hospitais vão continuar lá, não vão sair de lá serviços nenhuns, o que vai haver é articulação entre serviços, vou dar um exemplo, urologia que os três hospitais têm, o processo de articulação já foi trabalhado e vai garantir que nós vamos responder a mais necessidades e a mais técnicas que respondíamos até agora de uma forma mais organizada e mais segura, e o serviço mantém-se nos três hospitais".
O encerramento de serviços está fora de questão também por parte do ministério da Saúde "daquilo que já pudemos ver da proposta de serviços para a região, não está prevista nenhuma alteração à estrutura actual dos vários serviços que existem nos hospitais". 
Miguel Castelo Branco foi o convidado da assembleia municipal de Penamacor, na passada sexta-feira, onde ouviu uma reivindicação antiga da população do concelho que quer ter liberdade de escolha entre o Centro Hospitalar da Cova da Beira e a Unidade local de saúde de Castelo Branco à semelhança do que já acontece na urgência "em situação não urgente, ou seja para efectuar exames ou consultas de especialidade, essa opção não existe, e os utentes são obrigatoriamente encaminhados para o HAL em Castelo Branco, dado que a zona norte se encontra geograficamente mais próxima da Covilhã, será sempre mais benéfico sermos nós utentes a decidir onde queremos ser tratados". Guida Leal, da bancada do PS, foi a porta voz da reivindicação da população do concelho.
Na resposta, o presidente do conselho de administração do CHCB garante que, com a criação do Pólo de Saúde da Beira Interior, esse problema ficará resolvido e os penamacorenses terão liberdade de escolha.

Sem comentários: