terça-feira, 19 de março de 2013

Tarifa na Beira Interior pelo tratamento do lixo baixa este ano

 
 
A tarifa que os municípios da Beira Interior pagam pelo tratamento do lixo vai baixar este ano três euros por cada tonelada de resíduos, anunciou hoje a empresa Resiestrela.
A nova tarifa a cobrar em 2013 aos municípios será de 43,96 euros por tonelada, “o que representa uma diminuição de 3,06 euros face à tarifa praticada em 2012, menos 9,5% em termos reais”, refere a empresa em comunicado.
O valor já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, acrescenta.
A descida registada ao longo dos últimos anos é justificada com “a utilização de novas tecnologias de tratamento e valorização dos resíduos”.
Em 2011 e 2012, a Resiestrela investiu 5,3 milhões de euros em unidades de tratamento mecânico e biológico, bem como na valorização energética do biogás de aterro.
De acordo com o Relatório de Gestão e Contas do exercício de 2012, o volume de negócios da Resiestrela rondou 5,3 milhões de euros – mais 8,3% que em 2011, sendo que os resultados líquidos cresceram 21%, atingindo 852 mil euros positivos.
O salto é destacado pela empresa pelo facto de ter sido conseguido num cenário adverso, em que faturou menos 4.473 toneladas de resíduos sólidos municipais que em 2011 (menos 6,23%) – uma queda justificada em parte pela queda do consumo interno.
Ainda de acordo com os dados relativos ao último ano, foram instalados mais 50 pontos de recolha seletiva, chegando a uma capitação de cerca de 200 habitantes por ecoponto, “o que constitui um valor de referência a nível nacional”, destaca a empresa.
A reciclagem cresceu 55%, atingindo cerca de 6,5 mil toneladas de material encaminhado para reutilização.
A Resiestrela é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
Autor: Agência Lusa in "Diário As Beiras"

Sem comentários: