segunda-feira, 11 de março de 2013

Penamacor: Ribeiro Sanches dá origem a associação


Ribeiro Sanches nasceu a 7 de março de 1699

O dia em que passam 314 anos do nascimento de Ribeiro Sanches é o dia que pode marcar o nascimento de uma nova associação em Penamacor. A primeira reunião da Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches e do património histórico e cultural do concelho de Penamacor (nome para já provisório) está marcada para esta quinta-feira, dia 7. 
A ideia nasceu há pouco tempo, depois de um colóquio sobre Ribeiro Sanches organizado em Penamacor pela associação Adraces. Lopes Marcelo, que é natural do concelho, sentiu a necessidade de criar uma associação cultural para promover a figura e a obra do médico que viveu entre 1699 e 1783, marcando a ciência europeia no século XVIII. 
"Pese embora esse conhecimento interroguei-me qual é a pegada atual no território sobre Ribeiro Sanches", explica o dinamizador ao Reconquista. 
A associação pretende aproveitar essa importância para dinamizar a economia e a cultura do concelho e na reunião desta quinta-feira será apresentado um esboço de um manifesto e dos estatutos da associação, elaborados pelo próprio Lopes Marcelo.
"O objetivo é que a partir de dia 7 esta ideia fique assumida como uma iniciativa de grupo", explica aquele responsável. A partir daí fica criada uma comissão pró-dinamizadora para avançar para a escritura pública dentro de alguns meses. 
A futura sociedade pretende promover eventos culturais para continuar a divulgação de Ribeiro Sanches, em especial junto do público escolar. Lopes Marcelo entende que o exemplo do médico e cientista "pode ser inspirador de uma conduta cívica e pedagógica para as escolas". 
A associação também quer servir de apoio a uma estrutura pública de divulgação da vida e obra, como um centro de interpretação. A Câmara Municipal de Penamacor já demonstrou a intenção de concretizar um projeto deste tipo, tendo aprovado em 2011 o parecer prévio do projeto da casa Ribeiro Sanches. 
"Pessoas com o Ribeiro Sanches nunca estarão devidamente estudadas, acho que é uma fonte difícil de vir a secar", diz Lopes Marcelo.


Escola celebra patrono
O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches lembra o nascimento do patrono com a realização de uma conferência nas instalações da escola. O tema é "O turismo religioso como indutor do desenvolvimento".
A iniciativa está agendada para as 10H30 e conta, como palestrantes, com Elisha Salas, rabino da comunidade judaica de Belmonte; Jorge Patrão, secretário geral da Rede Judiarias de Portugal; Isabel Almeida, técnica superior do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior; João Cunha, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, e Ângelo Amaral e Rafael Tavares, alunos do curso profissional técnico de turismo ambiental e rural. 
António Nunes Ribeiro Sanches nasceu em Penamacor a 7 de março de 1699 e morreu em Paris a 14 de outubro de 1783. Estudou Direito na Universidade de Coimbra mas acabaria por se doutorar em Medicina na universidade espanhola de Salamanca. Em 1726 foge do país para escapar à perseguição aos judeus e depois de uma passagem pela Holanda assume as funções de médico militar da Rússia. A fama proporciona-lhe o convite para médico pessoal da czarina Ana Ivanovna. Foi ainda membro das academias de ciência de São Petersburgo (Rússia) e Paris (França), colaborando na primeira enciclopédia moderna.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: