quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Penamacor: Ti Piedade chega aos 105 anos


A última terça-feira foi de festa no Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor. Piedade da Conceição cumpriu os 105 anos de vida, sendo a mulher mais velha do concelho e uma das mais velhas da região.
Piedade da Conceição nasceu a 15 de Fevereiro de 1906, na freguesia de Aldeia de João Pires. Teve oito irmãs, dos quais restam ela e a irmã mais nova, de 88 anos. Não chegou a casar, mas teve muitos sobrinhos, tendo ajudado a criar alguns deles, conta Piedade Lopes. A sobrinha confessou ao Reconquista que nunca pensou ver a tia chegar aos 100 anos de vida, quanto mais aos 105.
A Ti Piedade, como é conhecida, é cega e tem problemas de locomoção, deslocando-se em cadeira de rodas. Luísa Leitão, uma das funcionárias do lar que a acompanha desde que entrou em Maio de 2004, diz que continua lúcida apesar de nos últimos tempos ter perdido alguma da energia.
"Há 30 anos que estou a trabalhar aqui na instituição e nunca tinha acontecido (...) também se deve aos bons tratos que a gente lhe dá", diz a funcionária com orgulho. O carinho que recebe é retribuído em gestos simples. Atenciosa com as funcionárias, a Ti Piedade só costuma pedir para ir à casa de banho quando sabe que estas já almoçaram.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: