quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Penamacor: Rancho comemora os 30 anos pelas freguesias

O Rancho Folclórico de Penamacor está a comemorar ao longo de 2011 os seus 30 anos de existência, com a realização de espectáculos em várias freguesias do concelho.
O primeiro deste espectáculos aconteceu no último domingo na Benquerença, onde o grupo apresentou pela primeira vez um espectáculo etnográfico e musical que retrata a realidade do concelho no início do século XX.
A apresentação consiste numa viagem pelas várias épocas do ano "quer ao nível das fainas agrícolas como das tradições", explica Ilídia Cruchinho, a responsável pelo rancho penamacorense. Não faltam por isso momentos como o magusto, a apanha da azeitona, os Martírios ou as romarias.
Os espectáculos são abertos a toda a população, que não paga bilhete mas é convidada a deixar um donativo para a Solidariedade sem Fronteiras, uma associação sedeada em Aldeia de João Pires, que pretende abrir uma loja social no concelho.
Depois da Benquerença, o Rancho Folclórico de Penamacor apresenta-se a 13 de Março em Pedrógão de São Pedro. Os meses de Abril e Maio serão dedicados, respectivamente, a Aldeia do Bispo e Salvador.
"Valerá a pena levá-lo para outras freguesias", admite Ilídia Cruchinho, que avança ainda com a data de 25 de Junho para a realização do encontro de música tradicional, que cumpre a sua quinta edição. Pela primeira vez a organização vai realizar o encontro à noite, contando como habitualmente com grupos de vários pontos do país.
Em ano de aniversário, o Rancho Folclórico de Penamacor está ainda a trabalhar num novo símbolo e numa página na internet.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: