segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

LIGA COVIFIL – 21ª JORNADA

E na penúltima jornada o líder perdeu no campeonato. Foi o Oleiros, que nem conseguiu classificar-se para a 2ª fase, quem impôs a primeira derrota à Associação Desportiva Penamacorense, uma vitória convincente, por 2-0. Na jornada também merece destaque a vitória que o Sernache foi conquistar a Pedrógão S. Pedro.

A diferença pontual que a ADEP tem sobre os seus adversários poderá ter estado na menor aplicação dos comandados de Andriaça neste jogo realizado no municipal de Oleiros. Importa dizer que na segunda fase da liga Covifil os clubes partem com metade dos pontos, reduzindo-se substancialmente a diferença que se registar nesta primeira parte do campeonato.

A equipa comandada por João Paulo Natário conseguiu colocar-se em vantagem logo aos 8 minutos, na sequência de um livre, superiormente batido por Pira. Este golo podia espicaçar a equipa de Penamacor, todavia não foi isso que se verificou. Para que a vitória do Oleiros não sofresse contestação, aos 78 minutos Esteves fez o segundo da sua equipa, concretizando assim a primeira derrota da ADEP no campeonato.

Em Pedrógão o jogo foi equilibrado, mas um lance infeliz de David Marques chegou para que o Vitória de Sernache somasse os três pontos da partida. O lance ocorreu aos 35 minutos, com Alan Santolini a fazer um cruzamento tenso e David Marques, na ânsia de cortar o lance melhor não fez que introduzir o esférico na sua baliza. Mas o Sernache até podia ter consolidado a sua vitória logo no segundo minuto da segunda parte. Foi assinalada uma grande penalidade, por falta de Pedro Ferreira sobre Santolini, mas o jogador do Sernache, que também teve a missão de converter o castigo, fê-lo de forma a permitir a defesa de Tiago. Tendo em conta que uma grande penalidade é a mais soberana oportunidade de golo num jogo de futebol, o Vitória acaba por ser um justo vencedor.

A Atalaia do Campo dominou em toda a linha o jogo que realizou no Teixoso, criou oportunidades suficientes para vencer tranquilamente, contudo, só conseguiu o triunfo através de uma grande penalidade que deixou algumas duvidas, apontada po Ucha, aos 75 minutos de jogo. Porém, por tudo o que a equipa de João Trindade fez na partida o resultado é o que mais se ajusta, pese a boa replica que o Teixoso deu durante toda a partida.

O Alcains venceu o Escalos de Cima por 4-0, mas o resultado não reflecte o que se passou nas quatro linhas. Quase sem se dar conta e sem ter feito muito para o merecer, o Alcains aos 28 minutos já vencia por 2-0. O primeiro golo foi obtido, logo aos 3’, num auto-golo de Salavessa e o segundo na sequência de uma falha do guardião do Escalos. A vitória seria ampliada nos últimos minutos do encontro, Daniel Fernandes, fez o 3-0, numa recarga e o 4-0 por Nuno Carvalheiro na conversão de uma grande penalidade. Vitória justíssima mas por números exagerados.

Em Proença a equipa da casa impôs-se ao Vilarregense, a quem venceu por 2-1. Bruno Rodrigues assinou o primeiro golo do encontro aos 17 minutos, dando vantagem à equipa de Quim Manuel, mas os comandados de Nuno Alves chegaram ao empate, por Tereso, aos 32. Foi já na segunda parte que a vitória sorriu à equipa da casa, num lance finalizado pelo jovem promissor, Suisso, quando se jogava o minuto 60.

Estamos a uma jornada do final da primeira fase do campeonato distrital – Liga Covifil e embora já esteja tudo definido, quanto às equipas que vão lutar pelo titulo, falta saber-se com quantos pontos as equipas vão para a segunda fase. Recorde-se que ainda está pendente a decisão sobre o jogo entre a Atalaia do Campo e ADEP, que não chegou ao final, quando o resultado registava um empate a zero. Seria de conveniência que o Conselho de Disciplina da AFCB analisasse e decidisse as sanções a aplicar antes que se inicie a segunda fase do campeonatos, que tem data marcada para 13 de Março. Era de todo conveniente que os clubes soubessem com quantos pontos partem para a fase derradeira da Liga.

A equipa de Penamacor da ADEP tem 47 pontos, seguindo-se: Atalaia do Campo 42, Vitória de Sernache 34, Proença 33, Pedrógão S. Pedro 29 e Alcains 28. As equipas que vão lutar por um lugar na final da Taça de Honra José Farromba, estão assim escalonadas: Oleiros 21 pontos, Teixoso 16, Vilarregense 15, Escalos de Cima 14 e V. V. Ródão 9 pontos. Na última jornada os seis primeiros jogam entre si: Sernache – Alcains, Atalaia – Pedrógão e ADEP – Proença.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: