segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

LIGA COVIFIL – 22ª JORNADA

Chegou ao fim a primeira fase do campeonato distrital de castelo Branco, embora ainda esteja por resolver a questão relacionada com o jogo entre Atalaia do Campo e Penamacorense, que terminou a faltarem 3 minutos para o termo da partida. É um facto que não altera a classificação mas também é um facto que vai alterar os pontos finais de uma ou das duas equipas.

Não houve grandes surpresas na última jornada da Liga Covifil, as equipas tidas como mais fortes venceram os seus jogos e apenas em Vila de Rei terá existido um desfecho que talvez fuja da lógica.

A equipa que terminou esta primeira fase na primeira posição impôs-se a uma equipa de Proença que lutou sempre para contrariar o favoritismo da ADEP, valorizando ainda mais o triunfo dos comandados de Hugo Andriaça. A ADEP venceu por 3-0, com dois golos de Pedro Silveiro e um de Gelson. O capitão da equipa de Penamacor marcou aos 29 e 55 minutos e Gelson fez o seu golo aos 75. Uma vitória que espelha a diferença que se registou ao longo do campeonato, entre os dois conjuntos.

A Atalaia do Campo lutou muito, fez pela vida, criou oportunidades suficientes para não ter que esperar pelo último minuto para chegar ao triunfo na partida com o Pedrógão, mas contou sempre com uma excelente oposição da equipa do concelho de Penamacor. A equipa de João Trindade acabou por marcar o golo que há muito justificava, mesmo sobre o minuto noventa, por intermédio de Carlitos.

No Vitória de Sernache desde que Filipe Avelar tomou conta da equipa foi sempre a somar. A formação de Cernache do Bom Jardim recebeu o Alcains e venceu por 2-0, com golos de Santolini, aos 34, e por Rabbãa, aos 42 minutos. Uma vitória que se justifica por ter sido a equipa que mais fez para vencer o encontro.

Em Escalos de Cima a equipa de Oleiros, que cresceu muito desde que João Natário tomou conta da equipa, venceu por 2-1, tendo controlado o encontro a partir do momento que conseguiu marcar o primeiro golo, por Esteves, aos 51’. A tranquilidade passou a ser ainda maior 11 minutos depois quando Rui Paulo executou um chapéu ao guardião contrário, fazendo o 0-2. A equipa de Paulo Macedo marcou o tento de honra quando o relógio já assinalava 90’, por Salavessa.

Em Vila de Rei o jogo não teve golos na primeira parte, contudo, o segundo período de jogo começou da melhor maneira para a equipa orientada por Nuno Alves. Marcou aos 48’, por Joca, mas a formação de Vila Velha de Ródão não deixou de acreditar e deu a volta ao resultado, com a obtenção de três golos. Xisto apontou o empate aos 55 e o mesmo jogador deu a volta ao resultado, cinco minutos depois. Embalados na reviravolta, a formação de Xico Lopes chegaria ao 1-3, dois minutos depois, desta feita por Cunha.

A classificação final da Liga Covifil não sofre alterações, mas o números de pontos pode ser diferente daquele que se regista na classificação. A ADEP tem registados 50 pontos, poderá ficar assim ou somar mais um ou mais três. A Atalaia do Campo tem 45 pontos mas poderá ficar assim ou juntar mais um ou três. O Vitória de Sernache terminou com 37 pontos, o Proença 33, Pedrógão 29 e Alcains com 25. Para a segunda fase do campeonato o equilíbrio é enorme. Contabilizando os pontos actuais, a ADEP passa com 25 pontos, a Atalaia do Campo com 23, o Sernache com 19, Proença com 17, Pedrógão com 15 e Alcains com 14 pontos.

No que se refere à atribuição do 7º lugar, o Oleiros terminou esta fase com 24 pontos, fica com 12, o Teixosense terminou com 16, fica com 8, o Vilarregense somou 15 e também fica com 8, a equipa de Escalos de Cima terminou com 14, passa com 7 e o Vila Velha de Ródão terminou com 12, passa com 6. Importa dizer que o clube que fizer mais pontos nesta segunda fase vai disputar a final da Taça de Honra, José Gonçalves Farromba. A segunda fase começa a ser disputada no dia 5 de Março e fazia todo o sentido que nessa altura os clubes soubessem os pontos com que vão iniciar a disputa do campeonato.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: