
No Centro de Emprego de Castelo Branco, estão inscritos os desempregados de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova, que no final de Janeiro eram 3.333.
Na Covilhã, estão inscritos os desempregados de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor, 6517, eram os inscritos no ultimo dia de Janeiro deste ano.
No centro de Emprego da Sertã estão inscritos os concelhos do pinhal, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, e também o concelho de Mação, que já não pertence ao Distrito de Castelo Branco, em Janeiro estavam ai inscritos 1526 desempregados.
Fazendo uma leitura concelho a concelho dos dados, verificamos que é no concelho da Covilhã que existe uma taxa mais elevada de desemprego com 3495 inscritos, a maior parte dos quais à procura de um novo emprego há menos de um ano. Neste concelho o desemprego afecta mais o sexo feminino.
O concelho que tem menos inscritos no centro de emprego é Vila Velha de Ródão, com 89 inscritos no final de Janeiro, 76 estão à procura de novo emprego, e 13 à procura do primeiro emprego.
Em praticamente todos os concelhos o numero de mulheres inscritas é superior ao numero de homens, a excepção verifica-se apenas nos concelhos de Vila Velha de Ródão, Vila de Rei e Belmonte.
Comparando os dados de Janeiro deste ano, com o mesmo mês do ano passado, verificou-se um decréscimo de inscritos na maioria dos concelhos. O número cresceu apenas no concelho de Proença-a-Nova onde em Janeiro do ano passado estavam inscritos 255 desempregados, e este ano estavam a 31 de Janeiro 292 inscritos.
O Instituto Nacional de Estatística não publica taxas de desemprego por concelho, apenas por região, mas o Jornal Expresso fez as contas a partir dos diferentes números disponíveis para tentar obter uma estimativa que permita avaliar a forma como o flagelo está a afectar as diferentes zonas do país.
No top dos 10 concelhos menos afectados a nível nacional encontra-se o de Vila Velha de Ródão, que segundo os números do Expresso tem uma taxa de 4.4%.
A nível nacional os quatro concelhos mais afectados pelo desemprego são Espinho, Mesão Frio, Albufeira e Santo Tirso, onde a taxa de desemprego é sempre superior a 20%.
Para além destes concelhos, com uma taxa acima dos 20%, há 24 casos em que a taxa de desemprego está acima dos 15%.
Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional na ultima 5ª feira, o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego caiu 0,5 por cento em Janeiro, face igual período de 2010, com 557.244 inscritos, e aumentou 2,8 por cento em cadeia.
Autora: Cristina Valente in "Diário Digital Castelo Branco"