sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mantém-se proibição de queimas e queimadas

Penamacor ‘atacado’ pelo fogo


O concelho de Penamacor foi o que registou maior numero de ocorrências (nove) na semana entre 24 e 31 de Agosto. Foi também aqui que aconteceu o maior incêndio desta semana, no dia 28 de Agosto, que obrigou à colocação no teatro de operações de 211 elementos, 66 meios e 18 entidades, para além dos oito meios aéreos, entre os quais um Kamov – helicóptero pesado e dois Canadairs, aviões pesados.

O fogo que começou às 16H40 na variante de Penamacor e ficou dominado três horas depois. A zona era altamente clivosa, com pinhal denso e eucaliptal, registando-se no local temperaturas muito elevadas e uma humidade relativa do ar muito baixa, o que dificultou sobremaneira o combate.

Esta semana teve 31 ocorrências e a Penamacor, com maior número, seguiu-se o concelho do Fundão, com seis e a Sertã, com quatro. Sábado, 28, foi o dia que registou mais ignições (oito), enquanto que nos dias 27 e 30 aconteceram sete incêndios florestais.

Outras ocorrências significativas registaram-se a 26 de Agosto na Erada (Covilhã), onde pelas 12H22, deflagrou um incêndio que foi combatido por 46 meios, 164 elementos e 18 entidades. Quando este se encontrava praticamente dominado, deflagrou um outro no Orondo (Covilhã), que levou para o terreno 96 elementos, 28 meios e 16 entidades.

O distrito de Castelo Branco continua com risco muito elevado de incêndios, situação que se regista já há semanas.

Segundo comunicado da Autoridade Nacional de Protecção Civil – ANPC para estes dias prevê-se, com base em dados fornecidos pelo Instituto de Meteorologia, uma descida acentuada da temperatura máxima, enquanto a mínima permanece com valores elevados, para além de um aumento da humidade relativa do ar, a partir da noite.

A previsão aponta para a existência de aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada. Mediante estas previsões espera-se uma “redução gradual do perigo de incêndio florestal e das condições favoráveis à progressão dos mesmos”, como adianta a ANPC. De qualquer forma, o estado de Alerta Amarelo vai manter-se até 12 de Setembro.

No entanto, o Comando Distrital de Operações de Socorro/ANPC de Castelo Branco recomenda que continuem a ser adoptadas medidas de prevenção e precaução.

Recorda que, como se mantém o estado crítico, não está permitida a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos. Esta proibida, ainda a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, bem como queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.

O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem e a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, continuam interditos durante este período da Fase Charlie, que termina a 30 de Setembro.

Autora: Cristina Mota Saraiva in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: