
















Este ano não foi excepção e, para a posteridade, aqui ficam algumas imagens do evento enviadas pelo nosso amigo José Penedo, a quem agradecemos.
Os dois imóveis situados no coração da serra estão fechados, apesar do investimento feito na sua recuperação. Os socialistas querem que sejam rentabilizados para turismo da natureza.
Os deputados do Partido Socialista consideram “inaceitável” o não aproveitamento das casas de natureza que a Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) possui no interior daquela área protegida. O caso acaba de chegar à Assembleia da República, onde o PS aproveitou o Dia Mundial do Turismo para um requerimento sobre o assunto.
O documento é assinado pelos deputados eleitos pelos distritos de Castelo Branco e da Guarda, já que a reserva é partilhada pelos concelhos de Penamacor e do Sabugal.
Os autores do requerimento lembram que o Estado investiu milhares de euros na recuperação das casas que agora não está a aproveitar convenientemente, desperdiçando um investimento avultado e uma oportunidade de promoção turística da Malcata.
Jorge Seguro, eleito pelo distrito de Castelo Branco, afirma que com esta proposta os deputados querem “que haja um aproveitamento destas casas para efeitos turísticos, que foi para isso que elas foram construídas”. Os socialistas pretendem ainda que os serviços públicos se entendam e sugerem até que o Inatel entre no processo enquanto parceiro, aproveitando a experiência que tem na gestão de alguns destes equipamentos, nomeadamente no distrito de Bragança.
“Há aqui uma oportunidade de criar emprego com pessoas que possam trabalhar nesta área”, referiu o deputado do PS esta semana em Penamacor.
Em declarações aos jornalistas Jorge Seguro lembrou ainda que também não estão a ser aproveitados da melhor maneira os espaços que a RNSM possui na vila de Penamacor, nomeadamente o pequeno alojamento na sua sede. A Malcata possui ainda uma casa na zona histórica que foi cedida à Câmara Municipal de Penamacor, depois de o presidente Domingos Torrão ter chamado a atenção para o estado do imóvel durante a visita que o então presidente da República Jorge Sampaio fez ao concelho. Para evitar a degradação do espaço a autarquia instalou na zona histórica o seu departamento cultural, que funcionava nos Paços do Concelho.
Manuel Seguro Sanches faleceu na passada semana em Penamacor aos 87 anos. Manuel Seguro era uma figura conhecida no concelho, onde foi chefe da repartição de finanças e dono de uma pensão nesta vila raiana.
Em 1983 é eleito presidente da Junta de Freguesia de Penamacor com o apoio do PS, cargo que ocupa até 1997. Este período coincide com os mandatos dos socialistas Francisco Ribeiro e José Luís Gonçalves à frente da câmara municipal.
Era ainda um apaixonado pela música, tendo participado como instrumentista em grupos locais.
Manuel Seguro era casado e tinha três filhos, entre os quais Paulo Seguro, o actual responsável pela Direcção de Finanças de Castelo Branco.
O funeral realizou-se no dia 22 para o cemitério de Penamacor e na última segunda-feira a Assembleia Municipal de Penamacor guardou um minuto de silêncio em sua memória e do irmão José Seguro Sanches, que faleceu no início de Agosto.
In jornal "A Reconquista"
Os socialistas encaram a ideia como uma “moção de censura à câmara” mas a oposição diz que seria uma boa oportunidade para esclarecer o porquê dos atrasos.
A bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Penamacor rejeitou uma proposta apresentada pela oposição para ouvir o empresário com que a câmara municipal chegou a acordo para a construção do hotel. A ideia foi apresentada pelo deputado António Manuel Pinto, da Coligação Todos por Penamacor (PSD, CDS, Partido da Terra), para o qual “está muito por esclarecer quanto à questão do hotel”. E por isso entende que não há nada melhor que ouvir cara a cara o sócio maioritário da sociedade Malcatur, para que este tenha a oportunidade de expor as razões pelas quais a obra ainda não arrancou.
O PS vê outras intenções na proposta, que foi desde logo rejeitada por Porfírio Saraiva. “Achamos que não faz sentido, porque isso seria uma moção de censura à câmara municipal e não acreditar nas explicações que são dadas pelo presidente da câmara”, afirmou o líder da bancada socialista.
António Bento, que lidera a bancada da oposição, defendeu a proposta, afirmando que “seria extremamente importante para clarificarmos tudo o que se está a passar com o hotel e a Malcatur”. A ideia chegou a merecer a concordância de Jorge Seguro, o presidente da assembleia, que após a apresentação da mesma disse que a audição “é uma questão que faz todo o sentido”, sugerindo apenas que fosse feita no âmbito do grupo de trabalho do turismo e não na assembleia municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor voltou a afirmar que o processo que envolveu a constituição da sociedade Malcatur não está ferido de ilegalidade, lembrando que a própria Inspecção Geral da Administração Local chegou a essa conclusão.
Para Domingos Torrão, o impasse quanto à construção do hotel acontece devido à crise imobiliária, já que segundo ele o empresário continua interessado no projecto. No entanto a autarquia, que é sócia minoritária, quer encontrar uma solução para que o sócio ceda as quotas a outro parceiro, para que o projecto avance. As obras têm que arrancar nos próximos oito meses, sob pena de perderem o financiamento.
Torrão mostra-se ainda satisfeito com o interesse que a questão tem suscitado na oposição, que tem falado do tema em todas as assembleias municipais. Para o presidente esta é a prova que “finalmente chegaram à conclusão que o hotel faz falta em Penamacor”.
Salão vai ser visitado
Mais consensual foi a proposta também apresentada pela Coligação Todos por Penamacor quanto ao projecto de recuperação do salão paroquial, que a câmara municipal pretende transformar num centro de congressos. A oposição sugeriu que fosse feita uma visita às obras de requalificação, sugestão que mereceu o aval do PS. A assembleia poderá agora aproveitar a reunião de Novembro ou Dezembro para visitar as obras do salão paroquial de Penamacor, com a presença do empreiteiro e do executivo da câmara.
As obras para o centro de congressos começaram há quase nove anos e têm sido alvo de sucessivos atrasos. Em Novembro do ano passado, na apresentação do orçamento para 2010, Domingos Torrão assumia que esperava ver a obra concluída “lá para finais do primeiro semestre de 2010”.
Caravanistas de todo o país são esperados a partir de sábado no Parque do Campismo do Freixial, em Penamacor, para a segunda edição do Encontro Nacional de Caravanistas. A iniciativa organizada pelo Fórum de Caravanismo de Portugal tem como objectivo o convívio e a divulgação de várias zonas do país, refere a organização.
O encontro decorre até 5 de Outubro e a escolha do local foi feita pelos próprios caravanistas, numa votação que decorreu na internet.
In jornal "A Reconquista"
O Comando Territorial da GNR tomou conta de 35 acidentes, entre 20 e 26 de Setembro de onde resultaram dois mortos (ver peça ao lado), dois feridos graves e 20 ligeiros.
Destaca-se, no dia 20 de Setembro, um despiste ocorrido na Estrada Nacional 233, no concelho de Penamacor, teve como consequência um ferido grave, que foi transportado ao Hospital de Castelo Branco.
No dia 26, registou-se uma colisão na estrada Nacional 351, junto a Giesteiras Cimeiras, no concelho de Proença-a-Nova. Estiveram envolvidos no acidente dois ligeiros, tendo resultado um ferido grave e dois ligeiros.
A PSP registou, em Castelo Branco, quatro acidentes de viação, tendo resultado um ferido grave, um ferido ligeiro, em atropelamento e danos materiais
Já na Covilhã a PSP assinalou dois acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido ligeiros e danos materiais.
In jornal "A Reconquista"
Arnaldo Antunes, Francisco Ribeiro, José Luís Gonçalves e Domingos Torrão vão estar juntos na mesma sala na próxima terça-feira. O convite foi feito pela Assembleia Municipal de Penamacor, que pretende homenagear os antigos presidentes de câmara e da assembleia municipal por ocasião dos 100 anos da implantação da República.
“Penso que prestigia a República homenagear aqueles que serviram bem o nosso concelho”, diz Jorge Seguro, o presidente da Assembleia Municipal de Penamacor, que teve boa receptividade por parte dos antigos autarcas. Em Penamacor são ainda esperados antigos presidentes da assembleia como Armindo Taborda, António Vieira, Lopes Marcelo, Matos Correia ou António José Seguro, entre outros.
As comemorações do 5 de Outubro começam pelas 11h45 com várias iniciativas, de onde se destaca a exposição da primeira acta da câmara após a implantação da República.
In jornal "A Reconquista"
No dia mundial do turismo, os deputados na Assembleia da República, eleitos pelos distritos de Castelo Branco e da Guarda, subscreveram um requerimento dirigido à ministra do trabalho e segurança social e aos secretários de estado do turismo e do ambiente, para o aproveitamento das casas de abrigo, situadas na Serra da Malcata. |
Recordando os vultuosos investimentos feitos nos anos 90 naquelas habitações e na sede da reserva natural da Serra da Malcata, que “permitem o alojamento de turistas em instalações bem enquadradas e que permitem uma visita única a uma das reservas mais rica em termos de biodiversidade”, os deputados subscritores, sendo o primeiro Jorge Seguro Sanches, sublinham que os alojamentos não estão a ser utilizados, nem sequer estão licenciados. Para os signatários do documento, as estruturas existentes “podem ser uma oportunidade para não só dotar a região de mais algum alojamento como pode ser considerada como um potencial de parceria entre serviços públicos que desta forma podem oferecer aos portugueses mais turismo de características únicas no continente europeu”. O não aproveitamento das casas de abrigo na Serra da Malcata, quase ao abandono, é “uma situação inaceitável” pelo que os deputados apelam ao entendimento entre os serviços públicos com potencial intervenção nas áreas do turismo e do ambiente, e sempre que necessário das autarquias envolvidas, para alterar ao actual cenário. |
O distrital de Castelo Branco teve na segunda jornada uma meia surpresa. A derrota do Sernache em Proença não estaria nas previsões da grande maioria dos observadores deste campeonato. De resto a jornada decorreu dentro de uma certa lógica. |
O destaque da jornada, para além da referencia já apontada, vai para as duas goleadas impostas por Alcains e Atalaia do Campo. O Alcains a jogar em casa não deu muitas hipóteses à formação do Teixoso. A equipa de João Laia conseguiu marcar cinco golos e rubricar uma exibição muito razoável, que pode ajudar a equipa a acreditar nas suas capacidades. O primeiro golo dói da autoria de Hélder Rodrigues, à passagem do minuto 35, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, com um futebol mais lento mas mais elaborado o Alcains chegou ao 2-0, por Mário Pina, aos 49’, num bonito lance de futebol, aumentou para 3-0, por Daniel Fernandes, aos 67. O resultado tomou a forma de goleada aos 85 minutos quando William dos Santos marcou o 4-0 e para que a conta fosse de mão cheia, aos 90+2’ Nuno Carvalheiro fixou o resultado em 5-0. Em Oleiros a equipa da casa não teve argumentos para uma Atalaia do Campo muito compenetrada naquilo que pretende fazer neste campeonato. A equipa de Trindade não quis brincar em serviço e por isso encarou o jogo com a mesma intensidade do primeiro ao último minuto. Aos 31 minutos abriu o activo por intermédio de Ricardo Morais, aos 35, de grande penalidade Ucha fez o 2-0, resultado com que se chegaria ao intervalo. Na segunda parte, aos 56’, de novo de grande penalidade, Ucha voltou a marcar e colocou o resultado em 3-0, aos 71 minutos Fábio Brito, de livre fez o 4-0, aos 85’ Emanuel aumentou para 5-0 e a meia dúzia ocorreu aos 87 minutos por intermédio de Ruben. Um resultado muito desnivelado. Em Proença-a-Nova a equipa da casa quis brindar o seu publico com a segunda vitória no campeonato. Sabia que não seria tarefa fácil, mas com arreganho a equipa lá levou a água ao seu moinho. Foi o Proença a primeira equipa a marcar, aos 71, por intermédio de Bruno Rodrigues que correspondeu com rapidez a fazer uma recarga a um remate de Jorge Ribeiro, dois minutos depois o Sernache chegaria à igualdade com um golo de Tiago Farinha num lance algo confuso dentro da área. Para gáudio dos adeptos do Proença, aos 86 minutos Jorge Ribeiro num contra-ataque conseguiu dar a vitória à equipa de Quim Manuel. O Sernache, a que se aponta favoritismo para a discussão desta Liga Covifil, perdeu terreno para os adversários que têm as mesma intenções. Em Vila Velha de Ródão o clube da casa fez a festa do regresso do futebol de competição à vila, contando com os Bombos da casa do Benfica local para animar esses festejos. O jogo começou por lhe correr de feição, marcando aos 44 minutos o 1-0, por Hugo Alvarinho, mas na segunda parte deixaram que o Escalos de Cima chegasse à igualdade, com um golo apontado aos 54 por Martins. Em Vila de Rei a equipa da casa estreou-se na Liga, chegou a sonhar com o empate mas a ADEP na parte final da partida não lhe deu quaisquer hipóteses. A equipa de Penamacor foi a primeira a marcar por intermédio de Graça quase em cima do intervalo, na segunda parte a equipa de Nuno Alves chegou à igualdade, aos 78 minutos, acreditando que podia surpreender um dos favoritos, mas a equipa de Andriaça acordou para o jogo e, aos 82’ Graça voltou a marcar e deu nova vantagem à equipa da ADEP. O resultado final, de 3-1, foi obtido em período de compensações, com um golo de Manoel. Após a 2ª jornada três clubes estão na frente da classificação, com 6 pontos, Atalaia do Campo, Penamacorense e Proença. No próximo fim de semana temos um sempre aliciante Pedrógão –Alcains e Atalaia – Proença. Teixoso – Oleiros, Sernache – VV Ródão e Escalos de Cima – Vilarregense, são os outros jogos da jornada. |
Desde terça-feira que a EDP está a distribuir lâmpadas economizadoras no distrito de Castelo Branco. A iniciativa começou em Belmonte e termina em Penamacor, no adro da Igreja, no próximo dia 28 de Setembro. Ontem a empresa esteve no Fundão. |
Depois de responder a um pequeno questionário, os cidadãos podem trocar 4 lâmpadas incandescentes por outras que são económicas. A EDP pretende entregar 800 mil novas lâmpadas poupando à empresa cerca de 20 milhões de euros. "As lâmpadas economizadoras poupam 5 vezes mais electricidade e duram 8 vezes mais que as denominadas convencionais", explica Pedro Taborda, da EDP. A campanha da EDP insere-se num objectivo mundial de, até 2014, terminar com as lâmpadas convencionais. "Temos que poupar e ajudar o ambiente", referiram vários fundanenses que aproveitaram a oportunidade para obter as lâmpadas economizadoras. Esta quinta-feira, a EDP está no concelho de Oleiros, frente à câmara municipal. |
O símbolo da Serra da Malcata é uma das atracções da exposição Quadros da Fauna Local, patente no Museu Municipal. O espaço continua à espera de financiamento para a ampliação.
Se quer ver um lince em Penamacor não vá à Serra da Malcata. Pelo menos para já. O destino ideal é o Museu Municipal, onde o felino mais ameaçado do mundo é o protagonista de um novo espaço. É certo que o lince está embalsamado e até já fazia parte da colecção, mas agora merece um novo olhar dos visitantes através da exposição Quadros da Fauna Local.
Este e outros animais encontravam-se expostos há vários anos nas vitrinas de um corredor do museu, por onde Joaquim Nabais passava amiúde. O técnico do gabinete cultural da Câmara Municipal de Penamacor lembrou-se então de “retirar a passarada da vitrina”, encontrado novo poiso numa das salas que acolhia parte da colecção de alfaias e outros instrumentos ligados à vida rural.
O espaço não era muito, mas o problema foi ultrapassado de forma engenhosa, com a instalação de troncos e ramos de árvore que foram suspensos no tecto e onde os pássaros da vitrina estão agora pousados. Na base vivem mamíferos como o lobo, o furão ou a raposa.
Na parede as atenções viram-se para as montras onde se encontram o lince-ibérico mas também a lontra, o coelho ou a perdiz, que surgem enquadrados pelas paisagens naturais que Joaquim Nabais desenhou e pintou.
“Não tinha a certeza absoluta que ia sair bem”, diz o técnico municipal, que ganhou calo no teatro em trabalhos de cenografia. Ao longe as paisagens até parecem fotografias, mas a parecença cai por terra com o aproximar do olhar.
Ilídia Cruchinho, a vereadora com o pelouro da Cultura em Penamacor, afirma que o museu tinha exemplares “interessantes e que caracterizavam bem toda esta região”, razão pela qual mereciam um espaço mais cuidado, de forma a chamar a atenção dos visitantes. O que tem sido conseguido, apesar de o Museu Municipal de Penamacor sofrer há vários anos com a falta de espaço.
Durante anos a ampliação esteve dependente em parte da mudança da vizinha tesouraria e repartição de finanças para outro local, o que já aconteceu no ano passado.
“A ampliação do museu, no que diz respeito ao espaço, não é problema, mas estes projectos precisam de financiamento. Não é só abrir uma porta ou duas e fazer uma ligação”, explica Ilídia Cruchinho. A vereadora diz que o projecto para a ampliação existe, mas ainda não foi conseguido o financiamento. O espólio, esse, “é imenso” e está sempre à espera de uma visita.
O Museu Municipal de Penamacor nasceu em 1949, mas só em 1982 ganhou dimensão, com a reestruturação levada a cabo por Aristides Galhardo Mota. A ampliação do espaço era uma das ambições daquele que foi o principal responsável pelo museu até ao fim da vida, que terminou em 2008 sem ver o desejo cumprido.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"
Manuel Seguro Sanches, antigo presidente da Junta de Freguesia de Penamacor, faleceu na terça-feira, dia 21, aos 87 anos.
Manuel Seguro Sanches era uma figura bem conhecida em Penamacor, não só pelas funções que desempenhou enquanto autarca em sucessivos mandatos, mas também por ter sido proprietário de uma pensão na vila.
Foi ainda chefe da Repartição de Finanças de Penamacor.
Era casado e tinha três filhos, entre eles o antigo presidente da Associação Desportiva Penamacorense, Paulo Seguro.
O funeral realizou-se na quarta-feira para o cemitério de Penamacor.
In jornal "A Reconquista"
Penamacor, Atalaia, Sernache e Pedrógão confirmaram o rótulo de candidatos com as vitórias na primeira jornada da Liga Covifil Castelo Branco, disputada este domingo.
Em Penamacor, a equipa local despachou o estreante Vila Velha de Ródão por 4-0. Na Atalaia, o conjunto da casa bateu o Alcains por 1-0, enquanto o Sernache não teve problemas para derrotar o Oleiros por 3-0. A jogar fora, o Pedrógão triunfou no Teixoso (2-4).
No outro jogo da ronda, o Proença ganhou nos Escalos de Cima (1-2).
O Vilarregense folgou nesta primeira jornada.
In "Jornal do Fundão"
O conselho regional de arbitragem da associação de futebol de Castelo Branco (AFCB) acaba de indicar os árbitros que dirigem os encontros da 1ª jornada do campeonato distrital de futebol (liga COVIFIL), a disputar no domingo (19 Setembro), às 17:00H. |
Árbitros nomeados: Penamacorense – Vila Velha de Ródão – André Nunes; Escalos de Cima – Proença-a-Nova – Luís Máximo; Atalaia do Campo – Alcains – Angelo Correia; Vitória Sernache – Oleiros – Luís Cruz; Teixosense – Pedrógão S. Pedro – Ricardo Fontes. Na primeira jornada folga o Vilarregense
TAÇA DE PORTUGAL: O árbitro internacional, Olegário Benquerença, de Leiria, foi o juiz nomeado pelo Conselho Nacional de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, para dirigir no próximo domingo, o único jogo entre equipas da Liga Orangina, respeitante à 2ª eliminatória da Taça de Portugal. Trata-se do encontro, Estoril Praia – Sporting da Covilhã, uma reedição da partida do passado fim de semana, onde para o campeonato, os “canarinhos” derrotaram os “leões da serra”, por 3-1. O jogo está marcado para as 15 horas, e terá relato na RCB. Relativamente ao Sertanense, e para a mesma competição, o clube da zona do pinhal, vai receber em casa, o Serzedelo, da 3ª divisão, à mesma hora, com arbitragem a cargo de Nuno Roque, de Coimbra.
Campeonato nacional da 1ª divisão de Futsal: Quanto ao campeonato nacional de futsal da 1ª divisão, aquele orgão federativo, nomeou entretanto para o jogo, Instituto D. João V – AD Fundão, da 2ª jornada da prova, os árbitros de Coimbra, Celso Luís e Nuno Oliveira. Também com relato, aqui, na RCB, a partida realiza-se este sábado, às 17h30. * Notícia alterada.
|
A associação empresarial dos concelhos de Covilhã, Belmonte e Penamacor vai integrar a rede nacional de formação para empresários. |
Um projecto dinamizado pela associação empresarial Portuguesa, que viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários, e que vai permitir realizar 28 acções em todo o país. Na região são disponibilizadas 48 vagas e através de uma perceria entre a associação e a UBI a formação vai ser ministrada em 2 níveis diferentes mediante as qualificações dos potenciais interessados "vamos ter um nível básico e um nível avançado; no primeiro a formação vai ficar a cargo da associação mas no nível avançado vai ser a UBI a responsável, permitindo mesmo que os formandos obtenham créditos que posteriormente podem utilizar num eventual ingresso no ensino superior". diz o presidente da comissão executiva da AECBP. Miguel Bernardo acrescenta que "esta formação vai ter um total de 125 horas; 75 de formação teórico/prática dívidida nas áreas de organização do trabalho, estratégia e instrumentos de apoio à gestão e outras 50 horas de aconselhamento individual nos locais de trabalho" A formação é destinada a todos os empresários cujas empresas empreguem um número de trabalhadores inferior a 100 e que, diz Miguel Bernardo "pode ser uma mais valia no futuro uma vez que actualemnte as empresas são avaliadas não pela mão de obra ou pelos equipamentos que tem mas sobretudo pela sua formação, capacidade de enfrentarem novos desafios e afirmação no mercado". Esta acção vai ser ministrada no centro de formação e interacção da Universidade da Beira Interior com o tecido empresarial. Os resultados do projecto vão ser apresentados publicamente em Julho de 2011. |
José Megre foi o criador e principal impulsionador deste evento que conta com a presença de dezenas de expositores. Centenas de amigos reúnem-se desta forma todos os anos para mais uma homenagem ao pai do todo o terreno em Portugal
A principal intenção dos organizadores é mostrar ao público diferentes coleções, automóveis e motos clássicas, e uma Feira de Automobilia, onde é possível comprar, vender ou trocar peças, miniaturas, brinquedos e velharias.
Para além dos expositores presentes, os Clubes de automóveis clássicos vêm também animar esta iniciativa promovida pelo Clube Aventura e pela Megre Motorsport
Destacam-se a presença dos seguintes clubes: Fiat Clássicos Clube de Portugal, 4 Clube Portugal, Clube UMM, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, Associação Amigos Automóveis Antigos do Fundão, Confraria Amigos 4L, Associação Turbolentos de Escalos de Cima.
À semelhança das anteriores edições, esta iniciativa permite aos visitantes apreciar diversos objetos das suas coleções, desde os brinquedos, miniaturas, passando pelos jogos de xadrez. É ainda possível visitar a sua coleção de veículos clássicos, exposta de forma temática: japoneses, ingleses, militares, todo o terreno e motos
Outro espaço de referência é a Sala José Megre que foi criada na 2ª edição do certame para de homenagear o mentor da Feira, sendo que neste espaço foram reunidos objetos pessoais, livros e outros artigos que José Megre trazia das suas viagens.
Horário da Feira
Sábado, 18 de Setembro, - 10 às 20 Horas
Domingo, 19 de Setembro, 10 às 18 Horas