quinta-feira, 6 de maio de 2010

INEM mostra meios e técnicas

Emergência médica vai à escola

A Associação de Estudantes da Escola Ribeiro Sanches trouxe até Penamacor profissionais e meios de emergência, para sensibilizar os colegas de escola.

O que fazer em caso de doença súbita e como funciona o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM- Instituto Nacional de Emergência Médica. Estas foram as questões a que a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor tentou responder, através de várias actividades realizadas ao longo de um dia. A acção de sensibilização teve a colaboração da delegação do INEM de Coimbra e começou no auditório da escola, onde foram mostrados dois filmes sobre o funcionamento do instituto e quais os meios accionados em caso de emergência.

No exterior os alunos ficaram a conhecer ao pormenor uma ambulância de Suporte Básico de Vida, aprendendo como é que se deve agir com uma vítima até à chegada de uma ambulância.

Na escola estiveram duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida, nove técnicos de ambulância de emergência e uma psicóloga.

Para a direcção da associação de estudantes “este tipo de acções de sensibilização são um bom ponto de formação para os alunos, uma vez que os dota de conhecimentos básicos de como devem actuar e quais são as indicações que deverão fornecer numa situação de real emergência”, refere o seu presidente, Renato Silva.

A associação quer ainda dar o exemplo a outras escolas, não deixando de louvar o esforço que os profissionais do INEM fizeram ao responder ao convite dos estudantes da Ribeiro Sanches.

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: