sexta-feira, 14 de maio de 2010

Familia e antigos alunos marcaram presença

José Lopes Dias homenageado pelo povo da sua terra

A população de Vale da Senhora da Póvoa uniu-se para erguer um busto ao fundador da actual Escola Superior de Saúde de Castelo Branco.
A homenagem é do povo da aldeia de Vale da Senhora da Póvoa, mas o homenageado é um “grande benemérito das populações do distrito de Castelo Branco”. A frase está escrita no pedestal do busto de José Lopes Dias, o médico que há 62 anos fundou em Castelo Branco a então Escola de Enfermagem, hoje Escola Superior de Saúde do Politécnico.
Um grupo de naturais desta freguesia do concelho de Penamacor iniciou há alguns meses uma recolha de donativos para reunir sete mil euros. Américo Valente deu a cara pela iniciativa, alimentando a campanha através da sua página pessoal na internet. Mas o mérito é entregue por ele ao povo da sua aldeia.
“Este povo deve sentir-se orgulhoso por ter conseguido tudo sozinho, sem apoios oficiais”, referiu ao Reconquista no dia da homenagem. A Junta de Freguesia e a Associação dos Amigos de Vale da Senhora da Póvoa também ajudaram na concretização do objectivo.
No dia da inauguração, Américo Valente era um homem feliz, não só pela ideia ter chegado a bom porto mas também por ter reunido 35 elementos da família Lopes Dias.
José Lopes Dias, o filho mais velho do médico, lembrou “a forma afectiva” como o pai se referia à aldeia natal e aos seus conterrâneos, afectividade que segundo este “se manifestava de várias formas, desde as consultas médicas graciosas quando aqui vinha, à disposição para ajudar os seus jovens a frequentarem a Escola de Enfermagem que fundou e dirigia em Castelo Branco”.
Além de médico, José Lopes Dias foi também jornalista, escritor, historiador e um estudioso de médicos como Amato Lusitano. Tinha ainda a paixão pela pintura e pelas raízes, razão pela qual nunca deixou o território que o viu nascer.
“Nunca quis sair de Castelo Branco e teve vários convites vindos de Lisboa e de Coimbra”, lembra o filho José.
O apego de José Lopes Dias à terra e ao desenvolvimento do interior foi também referido por António Reis Bogas, o presidente da Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa.
“A desertificação sucessiva e cada vez maior a que se tem vindo a assistir, deve-se ao modo como os diversos governos tem olhado para o interior (…) Com homens como o Dr. José Lopes Dias o cenário actual seria com certeza outro”, afirmou o autarca no seu discurso. E lembrou que foi ele que também criou o posto de saúde da aldeia “onde os medicamentos não faltavam”.
Domingos Torrão também lembrou José Lopes Dias como um homem que nunca esqueceu as raízes e que deu a mão a muitos dos conterrâneos, que tiveram na enfermagem a sua profissão. Para o presidente da Câmara Municipal de Penamacor se foi difícil implantar uma faculdade de medicina no distrito, por decisão do Governo de António Guterres, “imaginem as dores de cabeça que deve ter tido para avançar (há 62 anos) com uma escola de enfermagem em Castelo Branco”.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: