quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concelho quer assumir o leme no turismo

Penamacor quer voltar à Serra da Estrela

O presidente da Turismo do Centro diz desconhecer qualquer pedido da autarquia e a câmara apela ao Ministério da Economia para voltar à Serra da Estrela.

A Câmara Municipal de Penamacor desafiou a Assembleia Municipal a apresentar uma petição para que o concelho seja integrado na Entidade de Turismo da Serra da Estrela. O pedido não é novo e resulta da reorganização das regiões de turismo, que levou à extinção de entidades como a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE).

Apesar de ser um dos fundadores da RTSE, o município raiano ficou de fora da nova entidade para a Serra da Estrela, sendo reintegrado no Turismo do Centro de Portugal, que agrega parte do distrito de Castelo Branco e ainda Coimbra, Aveiro e Viseu.

Domingos Torrão, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, sugere por isso que seja feita uma petição “de modo a que o Ministério da Economia reconsidere essa posição e que nós voltemos à Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela”. O autarca entende que o município tem uma palavra a dizer sobre aquilo que quer e diz que Penamacor “tem muito pouco a ver com Figueira da Foz ou Aveiro”.

Pedro Machado, o presidente da Turismo do Centro, diz desconhecer qualquer pedido do município em relação a esta matéria. “Estou a saber por vocês (jornalistas) e vou aguardar”, afirmou esta segunda-feira em Castelo Branco à margem de uma visita de deputados da Assembleia da República.

Questionado sobre a integração do concelho de Penamacor na entidade a que preside, Pedro Machado diz que o assunto “é uma competência do Governo”. E caso seja abordado por Penamacor sobre esta questão pretende dizer “que há uma estratégia para a Região Centro (…) e entendemos que o Centro ganha competitividade se puder estar unido e é esse o propósito que vamos continuar a fazer valer”.

Promoção a dobrar

Entre onde está e onde quer estar, o concelho de Penamacor encontra-se a ser promovido por duas entidades. Na página da internet do Turismo Centro de Portugal (www.turismodocentro.pt) o concelho aparece referenciado ao nível da sua gastronomia, alojamento e património, mas esquece-se por exemplo a Reserva Natural da Serra da Malcata, cujo nome é apenas citado ao de leve na introdução.

O Museu Municipal de Penamacor não surge na lista de locais a visitar, ao contrário do mais recente Museu Mário Pires Bento, na freguesia de Meimoa.

Na página da Turismo da Serra da Estrela (www.rt-serradaestrela.pt) acontece o contrário: o Museu Municipal surge na lista de locais a visitar e o de Meimoa não.

A Turismo da Serra da Estrela não esquece a Malcata e no cabeçalho da página até a promove a parque natural, quando é apenas uma reserva natural.

Em relação a esta, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor esteve reunido recentemente com o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) para sensibilizar Tito Rosa para uma gestão partilhada da área natural com o concelho do Sabugal. Domingos Torrão anunciou ainda que o presidente do instituto vai estar brevemente nos concelhos que gerem a Malcata.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: