segunda-feira, 27 de julho de 2009

Um dos últimos projectos que José Megre levou a cabo

Feira do coleccionismo e do veículo antigo volta a realizar-se em Setembro

A bicentenária quinta da aldeia de Águas (Penamacor) serve de cenário à 2ª edição do certame. No ano passado visitaram a feira 4 mil pessoas.
Foi um dos muitos sonhos que José Megre concretizou. E que o filho se propõe dar continuidade. Há um ano aquele que foi uma das principais referências do sector automobilístico e do todo-o-terreno em particular, falecido em Fevereiro último, conseguiu montar na sua quinta bicentenária, situada em Águas (Penamacor), uma grande feira de coleccionismo.
Com um conceito inovador, a 1ª Feira do Coleccionismo e do Veículo Antigo foi um enorme sucesso, não só pela qualidade da exposição, como pelos quatro mil visitantes que motivou. Este ano, entre os dias 19 e 20 de Setembro, a iniciativa do Clube Aventura, agora dirigido por Ricardo Megre, volta a realizar-se. À semelhança da edição de estreia, expõe veículos clássicos, tractores e máquinas agrícolas, viaturas militares e de bombeiros, antiguidades, velharias, livros e revistas da especialidade, peças e artigos usados, miniaturas e colecções diversas.
Muitas das memórias do grande José Megre estarão reunidas neste certame. A extensa colecção de brinquedos (Salão do Brinquedo), onde se incluem miniaturas de aviões, carros e comboios, de várias escalas, foi uma das que mais prendeu a atenção dos visitantes no ano passado. E que, seguramente, voltará a despertar grande curiosidade.
Associado à essência do evento, está também a troca e venda de uma vasta variedade de objectos, dos selos às notas, das revistas aos livros, passando pelas caixas de fósforo, que como confidenciava José Megre ao nosso jornal, em Setembro de 2008, foi por aí que começou a sua paixão pelo coleccionismo. É para este sector que a organização está a desafiar a presença de expositores.
Parceiro. O nosso jornal volta a associar-se ao evento do concelho de Penamacor, sendo parceiro da Feira do Coleccionismo e do Veículo Antigo da Beira Baixa. A iniciativa contará, novamente, com vários momentos de animação e propostas desportivas, como um Track Day TT, passeios e encontros de clássicos. O Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, à semelhança do que aconteceu há um ano, calendariza uma iniciativa associada à feira.
Recorde-se que na quinta existem dois terródromos, cada um com 10 quilómetros, para a realização de acções ligadas ao todo-o-terreno.

Autor: Artur Jorge in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: