terça-feira, 28 de julho de 2009

Acordo ibérico

Cedência de linces assinada em Penamacor

Os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha visitam a Serra da Malcata e assinam o protocolo no ex-Quartel da vila raiana.
O ministro do Ambiente assina hoje em Penamacor um protocolo ibérico sobre a cedência de linces para reprodução em cativeiro em Silves.
A cerimónia da assinatura do protocolo, entre Francisco Nunes Correia e a homóloga espanhola Elena Espinosa Mangana, está marcada para as 12:00 no Ex-Quartel de Penamacor.
O objectivo final da "reprodução ex-situ" é a "reintrodução na natureza" e essa poderá, no futuro, decorrer no "sítio 'histórico' da Malcata", antigo habitat do lince.
Em Junho, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, deslocou-se a Espanha para ultimar o acordo ibérico que permitirá acolher, "provavelmente em Setembro", os primeiros linces ibéricos no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro inaugurado em Maio, em Silves.
O Centro de Reprodução em Cativeiro tem capacidade para receber 16 animais e, segundo o secretário de Estado, "todas" as vagas deverão ser preenchidas.
O protocolo a assinar prevê que em três anos Portugal prepare um habitat para receber o lince na natureza sem ser em cativeiro, uma vez que esse é o objectivo do projecto.
As zonas da reserva da Malcata, do Vale do Guadiana e a zona de Barrancos são algumas das que estão em análise, segundo referiu Humberto Rosa em Junho. Para o lince poder viver em liberdade é preciso assegurar uma quantidade suficiente de coelho-bravo, a principal presa dos linces.
O lince ibérico (Lynx pardinus) é considerado o felino mais ameaçado do mundo e, de acordo com o último censo nacional da espécie, está em fase de pré-extinção em Portugal, sendo que desde 2001 não se detectam vestígios de lince em território nacional.
Entretanto, a autarquia de Penamacor viu aprovada a candidatura para a criação de um centro de interpretação animal, tendo registado a marca "Terras do Lince", com a qual promove produtos tradicionais como o queijo, mel ou azeite.
Esta terça-feira assinala-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza.

Com Lusa
In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: