terça-feira, 28 de julho de 2009

Disputa pelo melhor lugar para cartaz da campanha já meteu GNR

A Câmara Municipal de Penamacor (maioria socialista) e a candidatura da oposição para as autárquicas estão a protagonizar uma polémica na disputa pelo melhor local para os cartazes de propaganda eleitoral da vila.
O espaço fica mesmo em frente ao edifício da Câmara, ao lado do parques da feira, no centro da vila Penamacor, e que vários habitantes dizem ser o sitio "de maior visibilidade". No ano passado, foi o presidente, Domingos Torrão, quem lá pôs um 'outdoor' e o PS quer preservar o lugar.
Na última semana, a coligação Todos Por Penamacor (PSD/CDS-PP/MPT) tentou por duas vezes instalar as estruturas metálicas para um cartaz, mas por duas vezes foram retiradas pela Câmara - na segunda vez com a GNR chamada ao local.
"Vai ser apresentada uma queixa-crime no Tribunal de Penamacor e outra junto da Comissão Nacional de Eleições", disse Vítor Gabriel, cabeça de lista da coligação. "A colocação desta publicidade não depende de autorização da Câmara. Ou quem está no poder podia reservar locais logo após as eleições?", questiona.
António Cabanas, vice-presidente da Câmara de Penamacor (PS), tem um entendimento diferente. Remete para os regulamentos de colocação de publicidade da autarquia. Diz que a estrutura foi retirada porque "o PS já tinha pedido autorização para instalar um cartaz ali e noutros locais", enquanto da parte da coligação não houve nenhum pedido.
Vítor Gabriel, por seu turno, diz que, não sendo obrigatório, até enviou uma mensagem por correio electrónico para o presidente da Câmara, informando na quinta-feira que o cartaz ia ser colocado. "Eu só soube que era um cartaz da coligação à posteriori", responde António Cabanas.

Sem comentários: