sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

GEOPARK NATURTEJO ASSINALA 10 ANOS

Rádio Cova da Beira

A Naturtejo, Empresa de Turismo E.I.M. e os municípios que a integram, nomeadamente Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão,celebram, em Penamacor, a integração do Geopark Naturtejo no novo Programa Geoparques Mundiais da UNESCO e os 10 anos do reconhecimento internacional como território da Rede Global de Geoparques. 

Para a sessão comemorativa do novo Programa Geoparques Mundiais UNESCO e dos 10 anos do Geopark Naturtejo, que decorre nos Paços do Concelho de Penamacor, no próximo dia 05 de Fevereiro, pelas 16h00, foram convidados o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. 

Tendo como referência o Património Geológico reconhecido internacionalmente, os geoparques em geral, e o Geopark Naturtejo, em particular, assentam nos seus patrimónios natural e cultural uma estratégia de desenvolvimento sustentável de base local reconhecido e avaliado pela UNESCO a cada quatro anos.

No passado mês de Setembro, este território viu também a sua estratégia ser avaliada e validada pela UNESCO, assim como a extensão para o concelho de Penamacor, factos que também pretendemos distinguir. Atualmente, existem em Portugal quatro geoparques reconhecidos pela UNESCO, designadamente Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros, tendo sido o Geopark Naturtejo e os municípios que o constituem pioneiros deste movimento em prol do meio rural em Portugal.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: