segunda-feira, 13 de julho de 2015

PENAMACOR: MEL E AZEITONA EM DESTAQUE

Rádio Cova da Beira

O concelho acolhe entre os dias 24 e 26 de Julho a segunda edição da feira de produtos locais “Terras do Lince”. A iniciativa tem como principal objectivo a divulgação das potencialidades de Penamacor aliada à componente da animação e à dinamização turística do património. 

Com um orçamento a rondar os 50 mil euros, o certame deste ano vai dar destaque ao mel e a vereadora com o pelouro da cultura promete algumas novidades “os nossos visitantes vão ter a oportunidade de provar vários produtos que se fazem com mel como por exemplo o bolo de mel que ganhou o concurso que promovemos no último ano mas também cocktails e outras bebidas à base de mel; apesar de ele ser um produto de inverno nós queremos dar a conhecer outras formas de o provar e ai vamos ter uma novidade que é um quiosque que tem a forma de um pote de mel e que de certeza vai despertar muito interesse junto de todos os visitantes”. 
Também a azeitona vai ter um papel central nesta feira. Ilidia Cruchinho destaca a realização de um colóquio sobre o potencial olivícola da Beira Interior que pretende apontar caminhos para um reforço da produção com apoios do novo quadro comunitário “vamos ter nesse colóquio representantes de várias instituições como a direcção regional de agricultura, a associação de produtores de azeite, empresas locais ligadas ao sector e ainda docentes da escola superior agrária do politécnico de Castelo Branco; queremos que este seja o momento de enaltecer um produto tradicional e também para esclarecer as pessoas sobre o tipo de apoios que podem ser dados nesta área no novo quadro comunitário de apoio”. 
Ilidia Cruchinho destaca ainda o cartaz de espectáculos integrado nesta edição do certame que vai procurar chamar a atenção de diferentes tipos de público “procurámos organizar um programa com vários tipos de música e que possa agradar a todo o tipo de público com o objectivo de que aqueles que nos visitam possam ter sempre um espectáculo que seja mais do seu agrado”.
Já o presidente da autarquia acredita que a realização deste certame pode atrair muitos milhares de pessoas à vila. António Beites destaca ainda que esta feira vai ser descentralizada por vários pontos de Penamacor “nomeadamente no antigo quartel, no jardim da república e também no cimo de vila, terminando na nossa torre de menagem. Reforçámos a componente de animação de rua dado que isso é determinante para conseguir animar toda a vila e fazemos também questão de continuar a apresentar tudo o que são os nossos grupos locais de animação, que vão actuar em dias distintos, e criando dessa forma um programa ecléctico para que cada dia seja diferente do anterior”.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: