sexta-feira, 17 de julho de 2015

LAR RESIDENCIAL ABRE PORTAS ESTE VERÃO

Rádio Cova da Beira

A câmara municipal de Penamacor atribuiu um subsídio de 150 mil euros à Póvoa Sol, a associação de solidariedade criada no seio da Meimoacoop, com o objectivo de apoiar a conclusão da residencial sénior que está a ser construída na Quinta do Cascalhal, em Vale da Sra. Da Póvoa. Um projecto que deverá abrir portas ainda este Verão, com capacidade para 20 camas, e que segundo António Beites vem colmatar uma lacuna na zona norte do concelho. 

“A zona norte do concelho não tem uma infra estrutura destas, as famílias têm que recorrer frequentemente aos concelhos vizinhos, o projecto está numa fase muito adiantada e a previsão é de abrir ainda este Verão, tem uma estrutura de financiamento exclusivamente de capitais próprios, irá criar entre 15 a 20 postos de trabalho, o que é uma questão importantíssima para a fixação da população”.
A bancada da coligação “Juntos por Penamacor” absteve-se na votação. Vítor Gabriel recorda um apoio de 60 mil euros aprovado e nunca atribuído pelo anterior executivo, e estranha o montante agora decidido, num contexto de dificuldades financeiras “atendendo à situação financeira do município, atendendo que o município está envolvido num processo de saneamento financeiro, é esse montante que me deixa algumas dúvidas, e há uma outra dúvida que tenho e que tem que ver com outra instituição do nosso concelho, o lar D. Bárbara Tavares da Silva, o facto de coexistirem no concelho duas instituições a partilharem o mesmo mercado, não colocará dificuldades de sustentabilidade destas duas instituições?”
Às dúvidas da oposição responde o presidente da câmara de Penamacor. António Beites admite que o montante “é considerável”, mas garante que neste momento a autarquia tem condições “quer tem termos orçamentais quer em termos de tesouraria” para atribuir este montante e ajudar a terminar uma obra “que não fazia sentido ficar bloqueada numa fase destas”.
 O subsídio de 150 mil euros foi aprovado por maioria e vai permitir à Meimoacoop terminar a obra onde já investiu 800 mil euros de capitais próprios.
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: