quinta-feira, 16 de julho de 2015

Campos de férias em Penamacor atraem centenas de portugueses e espanhóis

Campos de férias em Penamacor atraem centenas de portugueses e espanhóis

Penamacor, um dos concelhos mais desertificados e envelhecidos do país, vai receber durante este verão entre 300 a 400 jovens portugueses e espanhóis, no âmbito dos campos de férias que ali se estão a realizar.
“Estes campos estão a decorrer desde junho e prolongam-se até final deste mês”, devendo, “no total, passar por cá entre 300 a 400 jovens das duas nacionalidades”, disse hoje à agência Lusa a vereadora da Câmara Municipal daquela vila do distrito de Castelo Branco, Ilídia Cruchinho.
A autarca destacou a importância que esta iniciativa representa, não só pelo facto de a presença dos jovens contribuir para dar vida ao concelho, mas também porque ajuda a promover o turismo e a economia locais.
“Atrás dos jovens, também vêm os pais”, sublinhou a autarca, referindo que, no fim de semana em que ali se deslocou o primeiro grupo de espanhóis (todos da zona de Madrid), os familiares dos participantes no evento esgotaram os 48 quartos do hotel da vila.
Os campos de férias em Penamacor já se realizam há dois anos e a procura também já aumentou, acrescentou Ilídia Cruchinho, adiantando que a iniciativa resulta de acordos estabelecidos pela autarquia com diversas associações dos dois países.
Os jovens que aderem aos campos de férias, que têm a duração de uma ou de duas semanas, podem participar em diversas modalidades desportivas, “desde o futebol ao andebol, do basquetebol ou do judo a atividades mais radicais”, exemplificou.
Além disso, são ainda organizadas outras atividades lúdicas e de lazer, tirando partido das infraestruturas e equipamentos municipais, como as piscinas ou as áreas balneares do concelho.
Os participantes nos campos de férias ficam alojados na antiga Escola Básica do segundo e terceiro ciclos (EB 2/3) Ribeiro Sanches e no antigo Externato Nossa Senhora do Incenso, recentemente adquirido pelo município.
*Com Lusa

Autor: José Lagiosa in "Beira News"

Sem comentários: