segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MEIMÃO COM REGADIO

Depois da ameaça da população, o governo vai avançar com a construção do regadio tradicional do Meimão, no concelho de Penamacor. A estrutura, há muito ansiada pela população deve estar pronta, dentro de dois anos, e vai custar cerca de 500 mil euros.

A cerimónia oficial de lançamento do processo realizou-se hoje, e contou com a presença do secretário de estado das florestas e desenvolvimento rural. Ascenso Simões refere que apenas foi possível lançar esta obra, agora, devido ao plano nacional que está em vigor até 2015: “primeiro foi lançado o regadio nacional e agora está a ser lançado o tradicional. E esta é uma das primeiras estruturas do país, ao nível tradicional.”

Recorde-se que a população do Meimão ameaçou boicotar, as próximas eleições, se o processo do regadio não avançasse. Apesar deste facto, o secretário de estado, salienta que o “governo não se move por questões eleitoralistas, mas pelo bem das populações.”

Visivelmente satisfeito com a assinatura do acordo, estava o presidente da junta de freguesia do Meimão. Francisco Campos destaca as melhorias para a aldeia, que esta estrutura vai trazer, “nomeadamente ao nível do apoio agrícola, onde podemos captar mais jovens para a actividade.”
O regadio tradicional do Meimão, concelho de Penamacor tem 50 hectares e vai servir cerca de 250 habitantes da freguesia. Uma obra que espera apoio de fundos comunitários.
Autor: César Duarte Ferreira in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: