quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PENAZEITES FORA DO PROCESSO DE AZEITE FALSIFICADO

Rádio Cova da Beira

Na sequência da notícia da apreensão pela Agência de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de quase seis mil litros de azeite falsificado numa empresa no concelho de Penamacor, divulgada sexta-feira, a Penazeites – Azeites Tradicionais, S.A. faz saber “que não é a entidade visada”.

Em comunicado, a Penazeites informa “ser alheia a todo este processo, não estando nem a empresa nem qualquer dos seus produtos e marcas envolvidos na referida fiscalização”.

Recorde-se que a operação de fiscalização “Óleo de Ouro II” aconteceu no mês passado, mas só no final da semana passada a ASAE explicou que foram apreendidos 3.400 litros de azeite falsificado que estavam em garrafões e garrafas.

O visado foi um importador e embalador de Penamacor que introduzia no mercado nacional azeite com adição de óleos vegetais.

A Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da ASAE presenciou ainda o embalamento de "tempero alimentar" rotulado como azeite e apreendeu um depósito com 2400 litros de produto, tendo o valor total da apreensão rondado os 30 mil euros.

"No decurso das diligências de investigação a toda a cadeia de comercialização foi apreendido produto em diversos retalhistas e grossistas, localizados em concelhos distintos e instaurado o respetivo processo-crime por fraude sobre mercadorias e géneros alimentícios falsificados, sendo o embalador reincidente pela prática dos mesmos ilícitos", referia o comunicado.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: