segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PENAMACOR: CIMO DE VILA VAI SER RECUPERADO

Rádio Cova da Beira

A câmara municipal de Penamacor aprovou por unanimidade a abertura do concurso público para a requalificação de toda a zona do cimo de vila. A intervenção, que representa um investimento superior a um milhão de euros, deve arrancar nos primeiros meses de 2017.

De acordo com o presidente da autarquia esta requalificação “vai permitir uma intervenção global em toda a zona histórica, criar um anfiteatro natural junto à torre de menagem e a criação de duas pequenas praças; uma junto ao pátio das laranjeiras e outra junto à antiga igreja onde actualmente costumam decorrer os festejos de São Pedro. Para além disso esta intervenção vai também permitir beneficiar o pelourinho, a casa do relógio e a antiga casa da câmara”.
António Beites acrescenta que esta intervenção que também não esquece a recuperação da torre de menagem e que vai permitir ultrapassar um problema que já tem vários séculos de existência “a torre tem uma fenda grande já com alguns séculos, motivada por uma explosão que houve no castelo. Cerca de 25 por cento deste projecto de requalificação vai incidir precisamente na torre e que vai permitir a consolidação dessa fenda e ainda a sua total impermeabilização. Era uma situação que nos preocupava e felizmente, no âmbito deste projecto, vai ser possível concretizar esta intervenção”.
A par do lançamento deste concurso público, a autarquia decidiu também rectificar a adjudicação de todos os acessos à zona histórica de Penamacor. Um investimento de 200 mil euros cujas obras devem arrancar já no próximo mês de Dezembro.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: