quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Câmara de Penamacor avança com requalificação da zona histórica

Câmara de Penamacor avança com requalificação da zona histórica

A Câmara Municipal de Penamacor vai avançar com a requalificação urbana da zona histórica da vila, num investimento superior a um milhão de euros que será concretizado em duas empreitadas.
O contrato para a primeira fase das obras foi hoje aprovado durante a reunião pública do executivo e prevê um investimento global superior a 170 mil euros, sendo que diz respeito à intervenção urbana nas ruas de acesso ao Cimo de Vila, designadamente a ligação entre da Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia e a ligação entre o centro e o antigo quartel, bem como a requalificação nas vias de acesso à Casa Museológica Ribeiro Sanches, que está em fase de conclusão.
Entre os trabalhos previstos para esta fase estão o levantamento total do piso e a substituição da rede de águas e saneamento (incluindo a separação das águas pluviais) e a intervenção na rede elétrica e de telecomunicações, muito à semelhança do que já foi feito no centro da vila.
Já a segunda empreitada, cujo procedimento concursal também foi hoje aprovado, implica um investimento de cerca de um milhão de euros e centrar-se-á na zona histórica, incluindo a envolvente do Castelo e a Torre de Menagem.
“O projeto inclui a criação de um anfiteatro natural junto à Torre de Menagem e de mais duas praças junto da antiga Igreja de S. Pedro. Será ainda realizada uma intervenção na praça do pelourinho, na Torre do Relógio e na antiga casa da Câmara”, especificou o presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco, António Luís Beites.
Segundo referiu, será ainda levada a cabo a requalificação da Torre de Menagem, que representa cerca de 25% da totalidade do projeto e que prevê, por exemplo, obras para a consolidação de uma fenda ali existente, bem como na impermeabilização de toda a estrutura desde o topo até ao solo.
Salientando a importância deste projeto que “representa a concretização de uma aspiração antiga do concelho”, António Luís Beites referiu que espera que as obras se afirmem como um incentivo para investimento privado em termos de reabilitação urbana.
Além disso, esclareceu que depois das obras o município pretende dinamizar cultural e turisticamente aquela zona.
A primeira fase das obras deverá arrancar ainda em dezembro e o início da segunda empreitada está programada para o início do próximo ano.
*Lusa

Autor: José Lagiosa in "Beiranews"

Sem comentários: