quinta-feira, 10 de março de 2016

Penamacor: Escola em festa no dia do patrono

Ribeiro Sanches nasceu a 7 de março e este é o dia escolhido pelo agrupamento de escolas de Penamacor para celebrar aquele que é o seu patrono. 

Ribeiro Sanches dá nome ao agrupamento de escolas penamacorense. Foto Arquivo Reconquista


Ribeiro Sanches nasceu a 7 de março e este é o dia escolhido pelo agrupamento de escolas de Penamacor para celebrar aquele que é o seu patrono. A escola sede e o centro escolar, que reúne os alunos do 1.º ciclo do concelho, prepararam um programa com dezenas de atividades a desenvolver ao longo do dia. Na sede a jornada começa às 9H00 com uma sessão de boas vindas e entrega de prémios, com a presença da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires. Durante a manhã decorrerá ainda a palestra “Ribeiro Sanches um sábio viajante” e é inaugurada a exposição “A pegada de Ribeiro Sanches- Ressonâncias” e “Viagem ao centro da terra”. O médico e cientista é ainda alvo da projeção de um documentário dedicado à sua vida e obra.
As várias disciplinas e cursos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches participam cada um à sua maneira e por isso haverá música, desafios matemáticos, sessões de cozinha, ações dedicadas à saúde, concurso de foguetes de água e uma feira de minerais, só para citar alguns exemplos. A programação não se limita à escola e por isso durante a tarde estão previstas visitas guiadas a monumentos e à zona histórica da vila.
No centro escolar a manhã é preenchida com a abertura de uma exposição com trabalhos dos alunos do 1.º ciclo e do jardim-de-infância e a apresentação da vida e obra do médico, entre outras iniciativas. Depois do almoço os alunos juntam-se aos colegas da escola sede.
António Nunes Ribeiro Sanches nasceu em Penamacor a 7 de março de 1699 e morreu em Paris a 14 de outubro de 1783, ficando para a história por ter sido um dos mais ilustres pensadores do século XVIII. Ribeiro Sanches foi o único português a participar na primeira enciclopédia e trabalhou como médico pessoal da czarina russa.

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: