"Motivos não faltam para que a reabilitação do Teatro de Penamacor, possa ser um projeto para o Portugal2020" afirmou o autarca de Penamacor António Beites, no final da sessão de apresentação dos trabalhos de alunos de Arquitetura da Universidade de Lisboa, sobre o antigo Teatro.
O levantamento feito pelos alunos, no âmbito deste trabalho, tem para o autarca "um estrondoso interesse, no potencial do imóvel, da cultura e da história de Penamacor".
A autarquia vai fazer uma candidatura ao Portugal2020, para conseguir fundos para requalificar o Teatro, "a degradação do imóvel é muito elevado, é preciso ajustar o edifício às novas realidades, de segurança, acessibilidade, etc. Este trabalho feito agora pelos alunos de Arquitetura é importante e pode vir a ajudar-nos no processo de candidatura" afirmou António Beites.
A apresentação dos trabalhos esteve a cargo do Professor João Pernão da Faculdade de Arquitetura de Lisboa que deu conta da forma como os trabalhos decorreram e das diversas propostas dos alunos para a requalificação do edifício do Teatro Clube de Penamacor.
Os trabalhos, que estiveram expostos, no salão nobre, foram explicados por cada um dos autores. Alguns propõem a reconstrução do imóvel, outros apresentam propostas mais inovadoras, com o alargamento do mesmo.
A proposta "Teatro Velho de Penamacor" do aluno Pedro Manuel Miranda Monteiro tem como particularidade instalações para emissões de rádio e estúdio de habitação.
Já a proposta de "Projeto de reabilitação de resposta á população" da aluna Vânia Pimenta, mostrou o estado atual do imóvel, até uma proposta de futuro.
O arquiteto José Manuel Castanheira teceu também breves e elucidativos comentários a esta ação, pois foi ele que a iniciou quando realizou o trabalho de pesquisa dos "Teatros em Portugal" e apreciou muito o de Penamacor.
Autora: Cristina Valente in "Diário Digital Castelo Branco"
Sem comentários:
Enviar um comentário