quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"DECISÃO É UM RETROCESSO CIVILIZACIONAL"

Rádio Cova da Beira

É como o PAN - Partido Pessoas-Animais-Natureza classifica a decisão do Governo de voltar a ser possível caçar na zona sul da Reserva Natural da Serra da Malcata. Aquele partido pretende ouvir com urgência o Ministro do Ambiente sobre a decisão tomada "que carece de fundamentação científica e política", refere em comunicado. 

Para o PAN não são necessárias mais áreas de caça em Portugal recordando que após 23 anos de interdição desta atividade num dos habitats históricos de ocorrência de lince-ibérico (uma espécie em risco de extinção), na Serra da Malcata, o Governo volta a permitir que ela seja exercida naquilo que o Partido Pessoas-Animais-Natureza afirma ser “crime desastroso contra a natureza
 “Na maioria do território português é possível exercer a atividade cinegética, sendo muito poucas as áreas no território nacional onde não se caça. Não são necessárias mais áreas de caça. Esta decisão do governo, tomada à revelia da sociedade, carece de fundamentação científica e política. Continuamos a agir como se fossemos donos do mundo, mas em vez de nos responsabilizarmos pelo equilíbrio ecológico do planeta e pelo direito de todos os seres vivos à vida e ao bem-estar, atuamos como cruéis predadores indiferentes ao impacto nefasto que estas decisões têm em toda a fauna e flora da cadeia ecológica”, recorda André Silva, deputado do PAN.
O PAN sublinha que a caça é uma das atividades que mais perturba a vida selvagem e neste caso "não existe qualquer necessidade ou fundamentação científica que justifique permitir a caça numa reserva natural, sobrepondo os interesses da caça aos da conservação da biodiversidade. O abate a tiro é uma das principais causas de morte não natural do lince ibérico e do lobo-ibérico. A área abrangida pela reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) constitui um raro refúgio natural em território português possuindo interessantes valores botânicos e faunísticos", defende.
O requerimento apresentado destaca ainda o fato da Reserva Natural da Serra da Malcata se deparar "com graves lacunas de funcionamento devido à falta de recursos humanos e financeiros, que se reflecte e afecta às acções de vigilância e fiscalização que (não) se realizam. A acrescer os graves problemas de caça furtiva, a opção de agora permitir a caça nesta área protegida só irá agravar os problemas de fiscalização nesta área protegida.", afirma.
“Por todas as razões assinaladas, a Portaria n.º 19/2016 de 8 de Fevereiro não tem sentido e, na perspectiva do partido, só pode ser vista como um crime contra os seres que habitam a RNSM, contra a natureza e a biodiversidade, sem qualquer fundamentação científica e política que só favorece o lobi cinegético numa área crucial para a conservação da biodiversidade.”, acrescenta André Silva, no requerimento apresentado, para audição com Ministro do Ambiente.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova de Beira"

Sem comentários: