segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ARU: AUTARCAS QUESTIONAM CRITÉRIOS DE ESCOLHA

Rádio Cova da Beira

Os autarcas da União de freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires e de Aranhas, contestaram, na última reunião da Assembleia Municipal de Penamacor (AMP), os critérios de criação da Áreas de Regeneração Urbana (ARU). 

José Aníbal Birra, presidente da União, foi o primeiro a questionar a autarquia sobre os critérios de escolha “queria ouvir do Sr. Presidente quais foram os critérios para que tivesse aparecido Aldeia de João Pires e não ter aparecido pela ordem (da União) Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires?”
Também António Lopes Geraldes questiona os critérios de selecção, lamentando que a sua freguesia não tenha sido incluída uma vez que o evento “Ainda Agora aqui cheguei”, em Aranhas, tinha subjacente a recuperação do centro da aldeia “uma delas foi a de dar vida ao centro urbano da freguesia, para isso pedi à população da minha terra para que abrissem as portas das suas casas, as restaurassem, a quase totalidade dos proprietários aderiram ao projecto, algumas já submeteram o projecto de recuperação do edifício, outras têm esse desejo. Com a aprovação das ARUS em algumas freguesias do nosso concelho e a freguesia de Aranhas não ter sido contemplada, nem nas primeiras três nem nas primeira seis, vejo com muita dificuldade entender os critérios que levaram à selecção das freguesias”.
Na resposta António Beites, presidente da câmara de Penamacor, garante que até final do ano todas as freguesias do concelho terão a sua Área de Regeneração Urbana “não estamos aqui na óptica de estar a excluir ninguém deste processo, mas os processos têm que ir sendo elaboradas, têm os seus custos e levam o seu tempo, a nossa pretensão é ter até fina do ano todas as freguesias contempladas com as ARUS e benefícios fiscais associados para que possamos dar um contributo à requalificação urbana do nosso património”.
O autarca de Aranhas foi o único a votar contra a criação de três novas ARUS (Pedrógão de S. Pedro, Meimoa e Aldeia de João Pires, que vêm juntar-se às que já existiam na vila, Benquerença e Bemposta.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: