quarta-feira, 4 de novembro de 2015

VELHO TEATRO VAI TER NOVA VIDA

Rádio Cova da Beira

A câmara municipal de Penamacor pretende recuperar o centenário teatro clube da vila, no edifício sede da Associação Desportiva de Penamacor. É um dos projectos que António Beites pretende candidatar ao Portugal 20.20 recuperando um património arquitectónico e cultural que será “um espaço nobre de Penamacor”. 

Segundo o autarca penamacorense trata-se de um “um espaço polivalente, de anfiteatro com mais de um século de existência, que mantém intactas as suas características interiores, apesar do seu elevado estado de degradação. Mas o intuito é recuperá-lo e mantendo a estrutura original”.
Inaugurado em 1912, o teatro clube de Penamacor funcionou como sala de teatro até 1940 e como sala de teatro e cinema até 1969. Hoje, visivelmente degradado e ao abandono, ainda é possível ver o auditório, em forma de ferradura, palco, plateia, camarotes e galeria.
A aposta da autarquia de Penamacor na recuperação deste edifício não inviabiliza as obras do centro de congressos Ribeiro Sanches, no salão paroquial da vila. Segundo o autarca penamacorense são projectos distintos “são questões distintas, edifícios diferenciados e cada um terá o seu tratamento. Obviamente que este por se tratar de um imóvel com a qualidade que o teatro clube tem, queremos apostar nele, relativamente ao salão paroquial estamos em conversações com a fábrica da igreja paroquial que é a detentora do imóvel, apesar dele ter sido protocolo em termos de cedência para o município, mas nós não temos o direito de superfície o que condiciona as candidaturas ao Portugal 20.20”.
A cedência do direito de superfície é também uma negociação que decorre com a ADEP com o  objectivo de se recuperar  todo o edifício desde o primeiro piso, onde se encontra a sede da Associação Desportiva de Penamacor, ao rés-do-chão que acolhe o teatro clube.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: