sexta-feira, 20 de novembro de 2015

IRS: PENAMACOR ABDICA DE 1%

Rádio Cova da Beira

A Câmara municipal de Penamacor (CMP) fixou em 4% a taxa de IRS a reter no próximo ano. Fixada este ano em 5% com o objectivo de proporcionar manuais escolares gratuitos a todos os alunos do concelho, o executivo, liderado por António Beites decidiu abdicar de 1% mantendo a mesma estratégia para a educação no próximo ano. 

“No próximo ano lectivo, queremos manter este investimento na educação e por isso não vamos repor o que estava no passado, no entanto, e com os cálculos apurados e devido à redução de alunos, permite-nos manter a aposta na atribuição gratuita dos manuais escolares e libertar 1% do IRS”.

A proposta foi aprovada por maioria, com os votos contra da bancada da oposição. Pedro Folgado considera o valor “insuficiente” defendendo outra forma de proporcionar manuais escolares gratuitos com menor custo “a criação de um banco de manuais escolares implicaria um quarto do custo que é suportado actualmente pela autarquia, e nesse sentido eu votarei contra esta proposta”. Vítor Gabriel também votou contra por considerar a proposta “pouco ambiciosa” e que a autarquia tinha condições “de ir mais além”. Ficou a promessa do presidente da câmara de Penamacor de analisar todos os anos a situação.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: