segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PENAMACOR: PDM FINALMENTE APROVADO

Rádio Cova da Beira

Há 13 aos em revisão, o Plano Director Municipal (PDM) de Penamacor foi aprovado na última assembleia municipal. O processo de revisão começou em 2002 e quando em 2013 António Beites chegou ao executivo “o processo estava parado”. Segundo o autarca foi possível concluir a revisão antes da entrada em vigor de um novo regime jurídico. 

“Fomos o último município do país a beneficiar do regime transitório da REN, o que vem aí vai-se reger pelas regras do PROT e vai vão ser extremamente ofensivas para o interior do país, conseguimos ainda aprovar uma excelente carta da Reserva Ecológica Nacional para o concelho de Penamacor, a quase totalidade das nossas propostas foram aceites”.

Segundo o autarca, apesar da vila ter alargado o seu perímetro urbano, de uma forma geral, todo o concelho viu os seus perímetros reduzidos “a perspectiva não é alargar os PU, é densificar e requalificar os existentes, até porque o Portugal 2020 não vai ter dinheiro para novas infra-estruturas”.
À assembleia municipal, o presidente da câmara de Penamacor apresentou as principais alterações ao documento “impera a vertente da requalificação e regeneração urbana, foram alargados os índices de construção dentro dos PU e alargamos uma vertente fundamental para o nosso município que vai potenciar a criação de pequenas agro industrias dentro de zonas rurais, o que não era possível, e temos um conjunto de projectos desta natureza que estavam a aguardar esta revisão”.
Depois de aprovado por unanimidade pela assembleia municipal o Plano Director Municipal de Penamacor terá que ser publicado em Diário da República. O último passo de uma revisão que se arrasta desde 2002.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: