segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GALA DISTINGUE JOSÉ LOPES DIAS

Rádio Cova da Beira

A associação de estudantes da escola superior de saúde do instituto politécnico de Castelo Branco promove esta noite, pelas 21:00, uma homenagem ao fundador daquele estabelecimento de ensino. Natural da freguesia de Vale da Senhora da Póvoa, no concelho de Penamacor, José Lopes Dias faleceu em 1976. Em 1948 avançou para a fundação da então escola superior de enfermagem com o objectivo de ultrapassar as graves carências da população da região na área da saúde. 

Integrado nas comemorações dos 115 anos do nascimento de José Lopes Dias o cine teatro avenida acolhe uma gala onde se pretende distinguir uma personalidade marcante na vida do distrito, como refere a presidente da secção cultural da associação de estudantes da ESALD “era uma pessoa que, para além de todo o conhecimento técnico e científico que detinha, esteve sempre ao serviço dos outros. Podia ter trabalhado em qualquer parte do país ou do mundo mas optou por ficar sempre no seu distrito e deu vários contributos à cidade de Castelo Branco; para além de ter fundado a então escola de enfermagem foi também o primeiro presidente do Rotary, foi ele que fundou a delegação da Cruz Vermelha e quem lhe pedia ajuda era sempre ajudado”.
Sara Gaspar acrescenta que, para além da homenagem, esta gala vai ter também uma vertente solidária com o intuito de angariar fundos para apoiar duas instituições albicastrenses “contamos poder oferecer equipamentos informáticos específicos à APPACDM de Castelo Branco para jovens e adultos que tenham dificuldades em falar e também vamos tentar ajudar a casa de infância e juventude num projecto que estão a desenvolver que é o «linhas e costuras” com a aquisição de mobiliário e isso é também uma forma de a comunidade albicastrense poder interagir com estas duas instituições”. 

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: