quinta-feira, 8 de outubro de 2015

IMAGEM CHEGA AO DISTRITO

Rádio Cova da Beira

A imagem da virgem peregrina já chegou ao distrito de Castelo Branco. O concelho de Penamacor foi o primeiro a acolher este roteiro, decidido pela conferência episcopal Portuguesa, como preparação para o centenário das aparições que se assinala em 2017. 

Em Penamacor a imagem foi recebida por meio milhar de pessoas à entrada da vila e rumou em procissão até à igreja matriz onde foi celebrada uma eucaristia. A imagem peregrina de Nossa Senhora vai hoje rumar até Belmonte, seguindo-se depois passagens por Manteigas, Covilhã, Fundão e Alpedrinha. Um momento muito especial para toda a comunidade cristã, refere o vigário geral da diocese da Guarda “para nós este momento representa viver intensamente aquilo que é uma devoção diária e nesta circunstância tem ainda um significado mais profundo na medida em que trás até nós a imagem que se vai venerar à Cova da Iria, em Fátima, e que vem ao encontro dos peregrinos em todos os arciprestados; não pode ir às paróquias todas porque isso era impossível mas permite criar uma proximidade muito grande”.
A primeira imagem utilizada nestas peregrinações foi esculpida na década de 40 do século passado e desde então já percorreu 64 países. Desde 2003 só é utilizada em ocasiões especiais como é o caso deste roteiro que, de acordo com o cónego Pereira de Matos, se constitui como um auxílio para a fé de toda a comunidade “sem dúvida que este acto nos permite reviver momentos muito altos da fé e da devoção para com Nossa Senhora; a questão da fé é muito importante mas os sinais como esta imagem também o são. A devoção a Nossa Senhora é muito profunda, seja nas solenidades litúrgicas ou mais populares, e este momento significa reviver aquilo que é uma devoção diária”. 
A imagem da virgem peregrina vai depois transitar para a diocese de Portalegre/Castelo Branco para percorrer mais uma etapa deste roteiro que vai passar por todas as dioceses do país até Maio de 2015.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: