sexta-feira, 19 de abril de 2013

PENAMACOR PRESTA CONTAS

 
Em Penamacor, a câmara municipal aprovou, com os votos contra da oposição, as contas da autarquia referentes ao ano passado. A última prestação de contas do actual executivo acabou por se o balanço de 12 anos de mandato.
 
Quinta, 18 de Abril de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
Para já, em 2012 a maioria orçamentou 14 milhões 754 mil euros e executou 9 milhões 684 mil. Domingos Torrão salientou a elevada “significativa taxa de execução, em ano de restrições”. O presidente da câmara municipal da Penamacor salientou ainda o facto da autarquia ter conseguido, no ano passado, reduzir o endividamento líquido em dois milhões de euros “estamos muito aquém daquilo que são os limites impostos pela lei das finanças locais”.
Para Vítor Gabriel a verdadeira lei das finanças locais que obrigou a maioria a reduzir o passivo foi a oposição “antes desta exigência da lei, as críticas da oposição relativas ao despesismo e à falta de rigor, começaram a produzir resultados”. Dirigindo-se ao presidente da câmara de Penamacor, o líder da Coligação Todos por Penamacor disse que “se há uma marca que vai deixar dos seus mandatos é a da duplicação do endividamento”.
As últimas contas que o actual executivo vai apresentar serviram também para fazer um balanço de 3 mandatos à frente da câmara de Penamacor. Na nota introdutória às contas, a maioria admite que foi “um caminho difícil mas que valeu a pena percorrer” e que Penamacor hoje está melhor do que há 12 anos atrás exemplo disso é a conclusão da rede de acessibilidades, a requalificação urbana sem precedentes, a revolução na autarquia quer ao nivel dos recursos humanos quer de meios técnicos e instalações, a requalificação de todo o património religioso do território. Quanto à atracção de investimentos: o parque eólico e o hotel são os exemplos deixados pela maioria, já a oposição faz outro balanço “o nosso balanço não é positivo, os problemas estruturais do concelho não foram atendidos, por essa razão o concelho está pior: em 2001 tínhamos 6.658 habitantes, em 2011 éramos 5.681, isto diz tudo dos resultados destes anos”.
Quanto às contas foram aprovadas com o voto contra dos dois vereadores da coligação Todos por Penamacor.

Sem comentários: