terça-feira, 16 de abril de 2013

Histórias Proibidas em Penamacor

 
O livro “Histórias Proibidas”, de José António Pinho, vai ser apresentado em Penamacor no próximo dia 20 de Abril. Este é o terceiro volume de uma sequência, iniciada em 2010 com a publicação de “A Estátua”e prosseguida em 2011 com “Caminhos de Liberdade”, em que o autor aborda factos históricos e narra episódios assumidamente autobiográficos relacionados com a sua intervenção cívica e militante nos difíceis tempos da ditadura salazarista, compreendidos entre os anos de 1957 e 1962.
Esta não é a primeira vez que José António Pinho vem a Penamacor apresentar os seus livros, nem é por acaso que faz questão que assim seja. De facto, a sua ligação a esta terra remonta a esses anos de repressão e perseguição política que o levariam a ingressar na Companhia Disciplinar de Penamacor, lugar que se inscreve no roteiro dos presídios por onde passaram muitos conscritos e oposicionistas do regime. Também não admira, por isso, que o quarto volume desta saga, que António Pinho já está a ultimar, tenha, justamente, a sua passagem por aqui como pano de fundo, corria o ano de 1962.
Por todas as razões, Penamacor, e especialmente o antigo quartel militar, será, certamente, o local ideal para o lançamento do próximo livro que se avizinha. Para já, é a vez de “Histórias Proibidas”, cuja sessão terá lugar no auditório da Escola de Música e contará com a participação musical de um grupo de músicos amigos do autor. A apresentação estará a cargo de Joaquim Nabais.

Sem comentários: